domingo, 7 de abril de 2013

Papel do Mentor Divino: Levantar Sucessores! Pr Marinho Soares

Texto: Deuteronômio 31:14
O Senhor disse a Moisés:“O dia da sua morte se aproxima. Chame Josué e apresentem- se na Tenda do Encontro, onde darei incumbências a ele”. Então Moisés e Josué vieram e se apresentaram na Tenda do Encontro.

Obs. Vejo que tanto Moisés como o Senhor Deus estavam preocupados com o seguimento, a sucessão de Moisés, após sua morte. Deus orienta Moisés para que se apresente a ele juntamente com Josué. Ali, na presença dos dois, Ele abre Seu coração cheio de preocupação com o que o povo de Israel poderia fazer nos anos seguintes: um afastamento total e generalizado de Deus. Contudo, Deus comissiona Josué. Não é Moisés que comissiona, mas sim Deus. Aprendemos aqui mais um principio para transições saudáveis: Deus comissiona o sucessor. No Ministerio de Apoio a Pastores e Igrejas ( MAPI), aprendemos que devemos fazer uma transição com três momentos - eu lidero, a pessoa acompanha; lideramos juntos; ela lidera e eu acompanho. Depois disto torno-me um supervisor/discipulador/mentor desta pessoa.

Prática: penso em fazer algumas transições em minha vida: Igreja Local, Mapi e Concílio - este é mais difícil por ser função eletiva, não dependendo totalmente de mim - ainda que possa treinar novos pastores para a função. Preciso ouvir o nome de Deus, como Moisés ouviu. Preciso apresentar-me a Deus junto com esta pessoa e fazer passos em direção a transição: um período (um ano?) eu liderando e ela me acompanhando; liderando juntos (um ano?) e por fim ela liderando e eu acompanhando (um ano?). Depois, supervisionando e mentoriando esta pessoa. Ainda que com Josué foi Deus quem fez este papel, pois Moisés falece em seguida. Ás vezes será Ele mesmo! Estou feliz, pois estou conseguindo levantar lideres estaduais no Mapi em MT, RO e MS. Logo estarão caminhando com suas lideranças firmadas. Na igreja e Concilio levarão um pouco mais de tempo. Mas,mês Deus quiser, acontecerá!

Oração: Senhor, me dê a graça de juntamente contigo, descobrir e elevar aqueles que serão meus sucessores nas lideranças que assumo hoje. Não espero morrer como Moisés para que isto aconteça, a não ser que seja o Teu querer. Desejo, em vida, elevar pessoas e ficar na posição de mentor/Lider destas pessoas, em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário