terça-feira, 24 de abril de 2012

O Senhor Dá à Medida em que Posso Suportar -Êx. 23 - Pr. marinho

Texto: Êxodo 23:30 - Eu os expulsarei aos poucos, até que vocês sejam numerosos o suficiente para tomar posse da terra. 


Obs. Deus estava Levando o seu povo pelo deserto em direção á terra prometida. Vários preceitos e ordenanças o Senhor dera a eles. Princípios que iriam nortear pelo resto da caminhada até a entrada na terra que Deus prometera aos seus pais. Um dos princípios que o Senhor Deus ensina é o da conquista. Ele diz que expulsaria os inimigos aos poucos, até que eles fossem numerosos o suficiente para tomarem posse da terra. Percebo que este mesmo principio se aplica a nós hoje: o Senhor nos dá o espaço (conquista) á medida em que podemos tomar posse dela. Ou seja, se continuarmos pequenos, somente conquistaremos coisas pequenas. Precisamos nos tornar numerosos e para tal precisamos ser férteis e gerarmos muitos filhos. 


Prática: Tenho claramente o sentimento de que só não conquisto mais porque ainda não dou conta de tomar posse de tudo o que o Senhor tem para mim. Ainda não multipliquei o suficiente para ocupar todos os espaços que Deus tem para mim. O que devo fazer? Gerar e gerar. Gerar filhos, líderes, obreiros e pastores. Gerar novas igrejas e frentes de trabalho. Preciso crer na palavra e tomar posse dela. Preciso me consagrar e esperar que o Senhor expulse os inimigos dentro do que eu posso tomar posse. 


Oração: Senhor alarga minhas fronteiras. Aumente minha influencia, mas acima de tudo, me dê a graça de ser um multiplicador para a glória do Senhor. Fortaleça meu coração e amplia a minha visão. Multiplique em mim muitos filhos iguais ao Senhor, em nome de Jesus. Amem.

domingo, 22 de abril de 2012

Santidade x Obediência - Pr. Marinho Soares - Êx. 22

Texto: Êxodo 22:31 - E ser-me-eis homens santos; portanto não comereis carne despedaçada no campo; aos cães a lançareis. 


Obs. Os capítulos 20 e 21 tratam de coisas praticas que o povo de Deus deveria fazer. Eram leis que conduziam o dia a dia e os relacionamentos das pessoas. Eram orientações da justiça de Deus para serem cumpridas/obedecidas. Tudo isto visava a correção para a paz e justiça entre o povo. O objetivo final era para que se tornassem santos. "E ser-me-eis homens santos" 


Pratica: Deus tem me chamado a santidade. Sou chamado a obedecer seus mandamentos e leis. Não devo comer carne despedaçada no campo. Devo comer aquilo que é colocado na mesa do rei. Devo viver aprendendo e praticando os princípios que o Senhor tem ensinado ao Seu povo. (Esdras 7:10) "Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do SENHOR e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos." 


Oração: Senhor da-me um coração igual ao Teu. Coração quebrantado, ensinável e disposto a obedecer. Lembro mais uma vez que sou um escravo de orelha furada e pertenço totalmente a Ti. Que eu seja mais um destes homens santos para a Tua gloria, em nome de Jesus. Amem.

sábado, 21 de abril de 2012

Não Fique à Distancia! - Pr. Marinho Soares - Ex. 20


Texto:Mas o povo permaneceu à distância, ao passo que Moisés aproximou-se da nuvem escura em que Deus se encontrava.” V. 21

Obs. Deus se manifesta de muitas formas. Aqui, na ocasião da entrega dos dez mandamentos, Ele se manifestou com trovões, relâmpagos, som de trombetas e monte fumegando. Todos ficaram tremendo de medo e temor. Somente Moisés aproximou-se de Deus para ouvi-Lo e receber suas Palavras. O que leva as pessoas ficarem à distancia? Normalmente é a falta de intimidade com o seu Deus. Quem conhece a Deus, não tem medo das maneiras como Ele se manifesta: seja num sussurro de um vento suave ou com trovões e relâmpagos. Estas manifestações divinas nos dias de hoje, podem ser as circunstancias que nos encontramos diariamente. Às vezes são correções pequenas de Deus em nós – como um sussurro – outras vezes são ventos fortes, tempestades que se abatem sobre nós – falências, doenças crônicas, perdas enormes, etc. Você tem se aproximado de Deus ou ficado à distancia? Outra forma destas manifestações são os dons e experiências com o Espírito Santo. Ele é a presença, poder e glória de Deus em nosso meio. Seja cheio Dele e experimentará nova intimidade com Deus.

Prática: Tenho temor da presença de Deus. Com certeza sua presença santa e poderosa pode me intimidar. Contudo já o conheço de mais de três décadas de caminhada/relacionamento. Posso sentir sua presença no perfume suave de uma flor até em tempestades ruidosas que destroem tudo o que encontra pelo caminho. Deus é tudo. Eu quero e desejo me relacionar com este TUDO. O que não quero??? É ficar à distancia... Meu desejo é intimidade. Meu desejo é ter as revelações de Deus diariamente em minha vida. Quero me aproximar cada vez mais do Senhor em amor, adoração e tremor. Quero subir ao monte. Quero cada vez mais ter intimidade com o Espírito Santo. Quero ouvir Sua divina voz e obedecer!

Oração: Senhor conceda-me experiências contigo como nunca vivi antes em minha vida. Quero ir ao monte. Quero receber Tuas palavras reveladoras e renovadoras. Não me deixe à distancia. Me chame como chamou Moisés para subir ao monte. Quero estar no monte contigo, em nome de Jesus, amém. 

Escravo de Orelha Furada - Pr. Marinho Soares - Êx. 21


Texto: "Se, porém, o escravo declarar: 'Eu amo o meu senhor, a minha mulher e os meus filhos, e não quero sair livre', o seu senhor o levará perante os juízes. Terá que levá-lo à porta ou à lateral da porta e furar a sua orelha. Assim, ele será seu escravo por toda a vida.” V.5-6

Obs. Orelha furada! Que coisa interessante. Isto acontecia quando um escravo desejava não mais deixar o seu senhor. Ele tomava esta decisão baseado no amor que tinha pelo seu senhor, pela família e por consciência própria. O escravo, quando era comprado, ele pertencia ao senhor por seis anos, no sétimo ele era liberto. Mas, alguns não queriam mais deixar a casa. Eles sentiam que valia a pena continuar com seu senhor.
Esta história é uma analogia de nossa relação com Cristo. Ele nos comprou quando estávamos escravos do pecado e da iniquidade. Ele pagou com seu próprio sangue. Um preço muito alto pelas nossas vidas. Tornamo-nos escravos (servos) Dele. Ele tornou-se nosso Senhor. Contudo, podemos sair desta relação a qualquer tempo. Podemos deixar de sermos seus escravos e assumir nossa própria caminhada.

Prática: Sou escravo de orelha furada. O Senhor Deus é o meu dono. Já tentei me liberar algumas vezes e o final foi desastre. Era pródigo, já havia gastado tudo o que tinha, quando o Senhor Jesus me comprou. Hoje sinto como é bom viver assim. Como é maravilhoso ser totalmente governado pelo Senhor da minha vida. O que tenho e sou é totalmente Dele. Nada me pertence. Não tenho porque estar ansioso, com medo ou preocupado. Minha orelha está furada. Já foi homologado perante o juiz. Todos à minha volta podem ver o sinal. Como sou feliz de pertencer ao Senhor justo, verdadeiro, amoroso e Senhor de todas as coisas.

Oração: Senhor muito obrigado pela revelação da Tua Palavra nesta manhã. Sinto-me tão amado e abençoado por pertencer a um Senhor tão especial. Renuncio aqui mais uma vez minhas vontades, desejos e paixões. Submeto ao Teu senhorio de todo o meu coração, com todo o meu amor e por toda a minha vida. Obrigado Jesus por me resgatar. Amém!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Temor do Senhor Nos Livra de Pecar - Pra. Mira

Devocional de 20/04/12 Êxodo capítulo 20
Texto:  (Êx. 20: 18 - 20)  Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram à distância e disseram a Moisés: " Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos". Moisés disse ao povo: " Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar." 

Observação :  Deus se manifestou de forma poderosa e impressionante para falar ao povo, e eles ficaram com medo.  Tal foi o pavor, que preferiam que Moisés lhes transmitisse    a mensagem ao invés do próprio Deus lhes falar pessoalmente.  Muitas vezes não queremos ouvir Deus, pois sabemos que irá nos confrontar, falar verdades que não podemos ouvir sem nos assustarmos. Porém, quando Deus se revela a nós, é com o propósito de nos moldar, e imprimir em nós um temor por Ele que nos impeça de pecar.

Prática -  Muitas  vezes senti esse temor em meu coração e  tremi diante do Senhor, e do que Ele me dizia. Porém, todas as vezes que isso aconteceu ou acontece, sou levada a me santificar mais e desejar ardentemente evitar o pecado. Sei que esse temor me protege, me dá maior intimidade com Deus e me faz amá-Lo e obedecê-Lo. Como resultado, tenho a bênção contínua do Senhor sobre a minha vida e vivo na plenitude do Seu Santo Espírito.

Oração : "Querido Pai celestial, sei que o Senhor é Santo e tudo o que o Senhor faz em mim e por mim, é com a finalidade de me tornar parecida com o Senhor e me conduzir de forma a frutificar no Seu reino e herdar a vida eterna contigo. Assim, submeto-me à Tua vontade, que é boa, agradável e perfeita, e peço ao Senhor que me dê sempre do Teu temor, que é o princípio de toda a sabedoria, e me manterá longe do pecado que pode me separar de Ti. Te amo. Em nome de Jesus, amém.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Conheço-lhe o sofrimento - Fabiana de Moura

T - Ex. 2.25 e 3.7 - E viu Deus os filhos de Israel  e atentou para sua condição.
Disse ainda o Senhor: Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento.

O - Deus é maravilhoso, e se preocupa comigo nos mínimos detalhes. Embora sendo Deus, ele nos ouve sendo tão pequenos como somos. Ele conhece todas as minhas lutas, todos os meus sofrimentos e sempre está disposto a vir me ajudar, basta que eu chame por Ele. Deus deseja, que vivamos o melhor desta terra, porém, para que isto aconteça precisamos obedecê-lo em tudo, e para obedecê-Lo precisamos saber o que Ele deseja de nós, e para saber o que ele deseja, precisamos ter intimidade, comunhão com Ele.
Busque ao Senhor, não importa qual seja a sua condição, Deus está atento à você. Ele se importa com tudo a seu respeito.

P - Buscar mais intimidade com Deus, esse é o desejo do meu coração. Buscar conhecê-lo na Sua Plenitude.

O - Ah Paizinho, como são maravilhosos os teus caminhos, como são perfeitos os teus designos. Te amo Senhor, e quero conhecer-Te mais a cada dia, quero gastar os meus dias nos teus caminhos. Ensina-me a Te agradar, a fazer a Tua vontade. Que a cada dia eu possa diminuir para que o Senhor cresça na minha vida. Te adoro Senhor, preciso de Ti. Ajuda-me nas minhas lutas, fortalece-me nas minhas fraquezas e faz de mim o Teu querer. Em nome de Jesus Amém.

VocêS não sabem a FORÇA que tem! - Fabiana de Moura

T - Ex. 1.9,10 e 11 - Ele (Faraó) disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numerosa e mais forte do que nós. (vs 10)  Eis, que usemos de astúcia para ele, para que não se multiplique... (vs 11) E os egipcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas...

O - Embora sendo considerado um povo tão forte, os israelitas foram submetidos a um regime severo de escravidão. Isso se deve ao fato de que, eles mesmos não faziam idéia da força que juntos eles tinham.
E isso ainda tem acontecido conosco. Muitos irmãos e muitas vezes familias interias, tem sofrido ataques terríveis do inimigo. Satanás e seus demônios não medem esforços para tentar nos destruir, e muitas vezes eles tem conseguido êxito, por estarem encontrando pessoas sozinhas, "ovelhas dispersas do rebanho".
Todos passamos por lutas, e talvez você ja tenha passado pela luta que o seu próximo esteja enfrentando, Ajude-o!
Jesus disse que todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividiva contra si mesmo não subsistirá (Mt. 12.25)
Enfim, no dia que conseguirmos andar em unidade meu querido... Ahhh! nem imagino o que conseguiremos fazer, mais sei que serão coisas grandiosas.

P - Buscar discipular e ser discipulada. Me esforçar para estar mais atenta as necessidades do meu próximo.

O - Senhor, louvado seja o Teu Nome, bendito seja o Senhor. Obrigado pela tua Palavra poderosa, que faz-nos enchergar e ver quão maravilhoso são teus caminhos. Desperta-nos Senhor para esta verdade, para sermos um povo unido que Te busca de todo coração. Ensina-nos a ser um assim como Tu o És com Teu Filho e Teu Espirito Santo. Ah Deus tira toda dividão do meio do seu povo, e faz de nós servos uns dos outros. Te clamo sabendo que És poderoso, para fazer infinitamente mais do que Te peço. Te oro agradecida no Nome de Jesus. Amém.

Equipe - O Segredo Para Alcançar a Vitória - Pra. Mira

Devocional de 17/04/12
Capítulo 17 de Êxodo

Texto: " Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam. Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantiveram erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr do sol. E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada." (Êx. 17: 11- 13)

Observação - Quando Israel sofreu o ataque dos amalequitas, Moisés ordenou que Josué e seus homens fossem guerrear, enquanto ele intercederia por eles diante de Deus, no alto da colina. Porém, como a guerra estivesse se prolongando, as mãos de Moisés se cansavam e quando ele as abaixava, começava a derrota. Como foi importante a ajuda de Arão e Hur, homens da confiança de Moisés, para que aquela batalha fosse ganha. Eles tiveram a iniciativa de providenciar um lugar para que Moisés se assentasse, e não arredaram pé segurando suas mãos para cima até o fim do dia, garantindo assim, a vitória de Israel.

Prática - Quantas vezes em nossa jornada parece que a guerra é maior do que nós...Nesses momentos sinto que preciso de pessoas ao meu lado (Arão e Hur), que me ajudem, apóiem e não meçam esforços para contribuir a fim de que a batalha seja ganha. Pessoas que conseguem ter a visão do reino de Deus e do seu valor; da importância que elas tem , de como podem de alguma forma segurar as minhas mãos, me colocar sentada quando o cansaço for muito, e dessa forma contribuírem para que a vitoria seja certa.
Deus já tem me dado algumas delas ao longo de minha jornada, mas sinto que à medida que a guerra se torna maior, os desafios se avolumam, precisamos de mais escudeiros e ajudadores.

Oração - Querido Pai, peço a tua ajuda em encontrar companheiras para a caminhada em direção à Canaã celestial, pois sei que as batalhas serão grandes e o inimigo não descansa. Preciso muito de pessoas que entendam o valor da missão e tenham visão do propósito do Senhor para nossas vidas.
Dá-me discernimento para descobrí-las dentro do rebanho que nos deste a apascentar , condições de treiná-las, motivá-las e inspirá-las para a grande jornada, onde com certeza não faltarão guerras, mas todas com vitória garantida.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

"Celebrando a Libertação"

Devocional de 12/04/2012

Tema: "Celebrando a Libertação"

Texto: "Celebrem a festa dos pães sem fermento, porque foi nesse mesmo dia que eu tirei os exércitos de vocês do Egito. Celebrem esse dia como decreto perpétuo por todas as suas gerações". ( Êxodo 12: 17)

Observação - Deus agiu de tal forma na libertação do povo de Israel da escravidão do Egito, que ficaria marcado para sempre. O coração de Faraó foi endurecido todas as vezes que ele tinha que decidir libertar o povo; as pragas foram sendo intensificadas e cada vez mais difíceis, a ponto de os magos do reino não terem condições nenhuma mais de imitá,-las. Por fim, O Senhor inaugura a primeira Páscoa de acordo com Suas recomendações: a ceia preparada, e o sangue dos animais aspergido nas portas das casas dos israelitas antes de sairem do Egito.
Seria um dia tão memorável que o Senhor lhes diz para celebrarem como decreto perpétuo...

Prática- Essa primeira Páscoa, que foi a libertação do povo de Israel, era a prefiguração da última Páscoa que Jesus comeria com seus discípulos, quando através de Sua morte no Calvário, e do seu sangue derramado, estaria libertando a humanidade do jugo da escravidão do pecado e da morte eterna. Assim como o Senhor diz a Moisés que eles deveriam celebrar essa libertação por todas as gerações, também eu preciso lembrar com festa o dia da minha conversão ao Senhor Jesus, e proclamá-lo às futuras gerações .
Meu pai contava-nos sempre do dia em que conheceu Jesus ( no ano de 1947) , e da forma linda como foi salvo por Ele. Quero celebrar a libertação do jugo do pecado, da vitória em Cristo Jesus, da esperança de uma vida plena hoje e de uma vida eterna com Deus, e, declarar isso a todas as gerações futuras.

Oração - Querido Pai celestial, sou muito grata a Ti por esse tão grande livramento da morte, e o direito de uma vida plena e eterna contigo. Não há nada que se compare a essa libertação; não há nada que pode superar a alegria da Tua salvação ; nada que possa ser comparado a expectativa da eternidade contigo. Ajuda-me a lembrar cada dia desse presente que o Senhor me deu e a falar d'Ele a todos que o Senhor colocar em meu caminho, em nome de Jesus!!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TREMENDO DIANTE DO SENHOR! PR. Marinho - Êx.09

Texto:Mas eu bem sei que tu e os teus conselheiros ainda não sabem o que é tremer diante do SENHOR Deus!"

Obs. Como os olhos dos homens são cegos ao que o Senhor é e faz. Faraó, depois de todos aqueles sinais, pragas e pestes sobre a terra e o povo do Egito, continuava ainda com o coração endurecido. Vejo que o mesmo acontece hoje conosco. Há uma falta de conhecimento de quem é Deus. Uma falta de temor sem tamanho. Somos pessoas que dizem uma coisa a Deus agora e daqui meia hora estamos contradizendo ou desonrando o que falamos. Fazemos muitos propósitos e não os cumprimos. Recebemos a disciplina do Senhor e não mudamos, transformando nossas vidas. Moisés diz a faraó, vocês não sabem o que é tremer diante do Senhor Deus! Interessante, pois Moisés já sabia. Havia se encontrado com o Senhor na sarça ardente que não se consumia pelo fogo. Estava marcado por Deus cada vez que levantava a vara e via os sinais.

Prática: Preciso receber estas palavras para minha vida. Preciso temer a Deus e de todo o coração e agir da maneira que o Senhor se agrade de mim. Tenho visto os sinais e maravilhas que Ele tem feito para comigo. Preciso honrar a Deus com minha obediência irrestrita.

Oração: Senhor faça em meu coração uma conversão profunda todos os dias. Não me deixe pecar contra o Senhor com o pecado da incredulidade, da inconstância e muito menos com o da falta de temor e tremor. Peço que me auxilies em Te seguir com um coração quebrantado, humilde e sintonizado com a Tua voz. Senhor tremo diante de Ti. Tu és o único Deus e não há outro além de Ti. Obrigado por se revelar a mim. Em nome de Jesus. Amém.

Coração Obstinado! - Pr. Marinho Soares - Êx. 08

Texto: Êxodo 8:15 - Mas quando o faraó percebeu que houve alívio, obstinou-se em seu coração e não deu mais ouvidos a Moisés e a Arão, conforme o Senhor tinha dito.

Obs. Faraó é a figura do inimigo, mas ele também representa as pessoas que se deixam manipular pelo inimigo. Aqui vemos uma característica em faraó muito comum nas pessoas: após conseguirem o que precisam, mudam completamente seu coração. Obstinou-se em seu coração e não deu mais ouvidos a Moisés e Arão. O mesmo acontece hoje com muitos de nós: recebemos a Palavra, obedecemos ao que nos foi dito até que a situação melhore e depois não damos mais ouvidos. Mas isto é muito perigoso, pois pode nos levar a uma situação de agravamento nas próximas disciplinas do Senhor.

Prática: Quais são as coisas que Deus fala comigo que logo obedeço mas depois abandono quando tudo fica bem? Percebo que minha vida de oração e quebrantamento acontece muito mais em meio ao calor da luta do que quando há um tempo de bonança. Preciso corrigir isto. Preciso manter minha vida de oração/palavra/devocional independente das circunstancias. Percebo que é mais fácil eu obedecer no calor da fornalha das provações do que no mar calmo dos dias tranquilos. Isto não é bom. Preciso obedecer todos os dias de minha vida com santo temor e alegria.

Oração: Senhor, preciso de sua graça mais uma vez para não cair na síndrome do coração do faraó. Homem que aceitava, obstinava e mudava de ideia o tempo todo. Da-me um coração firme e obediente. Que ao ouvir Tua voz, direta ou indiretamente, eu esteja pronto a obedecer e permanecer em obediência. Em nome de Jesus. Amem.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Obedecer ao Chamado de Deus- Pra. Mira

Texto: Então o Senhor ordenou a Moisés: “Vá dizer ao faraó, rei do Egito, que deixe os israelitas saírem do país.”Moisés, porém, disse na presença do Senhor: “Se os israelitas não me dão ouvidos, como me ouvirá o faraó? Ainda mais que Não tenho facilidade para falar!”(Êx.6:10-12).

Observação: Desde o capítulo 3 de Êxodo, esta era a quarta vez que Moisés dizia ao Senhor que não era capaz de falar em Seu nome, de cumprir a missão que Ele lhe estava dando, que ninguém o ouviria. Porém, Deus parece não lhe dar ouvidos; mas na verdade o que Deus queria, é que Moisés descobrisse que não seria ele quem convenceria o povo e Faraó, quem faria a obra, quem realizaria os milagres, mas o próprio Deus. O que o Senhor desejava é que Moisés simplesmente cresse e obedecesse, então experimentaria o poder de Deus.

Muitos tem dado as mesmas desculpas de Moisés para não fazer a obra de Deus. Se dizem incapazes, inseguros, que não sabem falar, mas o que Deus está dizendo é simplesmente: “ vá, obedeça, vou usar você como meu instrumento para realizar o meu propósito, e você verá o meu poder!”.

Prática: Muitas vezes também me senti incapaz, pequena, sem condições de realizar o trabalho que o Senhor estava me dando; porém, não fui capaz de dizer não a Ele, porque na verdade eu sei que realmente quem realiza a obra é o Espírito Santo e não eu. Quando me sinto despreparada, sem capacidade para a incumbência que me é dada, sei que mais do que nunca devo buscar o Senhor, para receber dele a orientação e a graça necessárias para a realização da obra.

Dessa maneira Deus me faz lembrar que sou totalmente dependente d’Ele e não me deixa tornar independente ou auto suficiente. Porém, mais do que simplesmente receber Sua orientação e capacitação para o trabalho, me torno mais íntima do Pai, e o conheço e amo cada vez mais…

Assim, não só o diabo saberá que a vitória é do Senhor, mas também aqueles que nos resistiam, passarão a ouvir, quando virem o poder de Deus através da minha vida.

Oração: “Querido Pai celestial, é maravilhoso conhecer a Tua Palavra, e ver a maneira como o Senhor age na vida daqueles que lhe obedecem, mesmo sem compreender. `As vezes me sinto como Moisés: incapaz para fazer aquilo que o Senhor me manda fazer, tenho medo de não conseguir, de falhar; porém, quero sempre lembrar que o Senhor jamais falhou, e não escolheu apenas os capacitados e fortes para realizar o trabalho, mas fortaleceu e capacitou a todos a quem enviou. Ajuda-me e capacita-me ó Senhor, pois a obra que da qual tens me incumbido é maior do que eu, mas, sei que o Senhor irá realizá-la e me ajudará a capacitar outros também para ajudar a faze-la!”

Antes da Benção, Batalha Redobrada - Êx.05


Texto: "Não forneçam mais palha ao povo para fazer tijolos, como faziam antes. Eles que tratem de ajuntar palha! Mas exijam que continuem a fazer a mesma quantidade de tijolos; não reduzam a cota. São preguiçosos, e por isso estão clamando: 'Iremos oferecer sacrifícios ao nosso Deus'. Aumentem a carga de trabalho dessa gente para que cumpram suas tarefas e não deem atenção a mentiras". V.7-9

Obs. O povo de Israel já era um povo subjugado, escravo e sem qualquer direito.  No capitulo primeiro descreve como isto acontecia. Sujeitaram a cruel escravidão. Tornaram-lhes a vida amarga, impondo-lhes a árdua tarefa de preparar o barro e fazer tijolos, e executar todo tipo de trabalho agrícola; em tudo os egípcios os sujeitavam a cruel escravidão. Cruel escravidão. A escravidão já é alguma coisa muito difícil. Agora como era a cruel escravidão? Aumentem a carga. Dobrem o trabalho. Não lhes deem folga. Eles estavam no caminho da benção. Eles tinham as promessas a seu favor. Deus estava levando a salvação a eles através da vida de Moisés e Arão. Mas antes da benção chegar a luta aumentou muito. A luta sempre amplifica, antes da benção chegar.

Prática: Muitas vezes tenho percebido isto em minha vida. Sou provado até o limite antes da benção chegar. Deus permite a dificuldade para provar minhas motivações, meu desejo, minha maturidade e perseverança. Sou pressionado até o limite. Assim como Israel. Creio que um dos motivos é para que a glória de Deus se torne mais evidente ainda em minha vida. Coisas fáceis não são valorizadas. São logo esquecidas. Israel jamais esqueceu a intervenção divina sobre a vida deles. Por quê? Porque eles foram provados além dos seus limites. Quando a situação aparentemente estava insustentável, ela tornou-se mais insustentável ainda. Preciso estar com os olhos abertos a isto. Preciso entender quando Deus está me testando nas coisas que busco Nele. Preciso estar ciente disto!

Oração: Senhor peço Tua graça para com minha vida. Somente por ela serei capaz de passar pelas provações e ainda ser aprovado. Ajuda-me a compreender que o acirramento das batalhas são prenúncios de grandes bênçãos. Que o calor da fornalha é o preludio de uma linda e maravilhosa joia de ouro ou prata. Que o trabalho árduo e pesado é a entrada para um período de grande bonança. Que a escravidão é o lugar da libertação. Auxilia-me com fé e perseverança. Em nome de Jesus. Amém. 

Chamado e Sinais - Êx. 04 - Pr. Marinho


Texto: “2 Então o SENHOR lhe perguntou: "Que é isso em sua mão?" "Uma vara", respondeu ele. 3 Disse o SENHOR: "Jogue-a ao chão". Moisés jogou-a, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugiu dela, 4 mas o SENHOR lhe disse: "Estenda a mão e pegue-a pela cauda". Moisés estendeu a mão, pegou a serpente e esta se transformou numa vara em sua mão.”

Obs. Moisés ao receber o chamado do Senhor fica inseguro. Todos ficamos inseguros. Por isso Deus vem com sinais e maravilhas para mostrar que está conosco todos os dias. A vara torna-se cobra e depois em vara novamente. A mão torna-se leprosa e depois purificada. Deus tem nos chamado, mas também tem nos dados os sinais evidentes de que está conosco. Ele nos libertou dos vícios, purificou a lepra do pecado – nos dando santidade, nos deu uma família abençoada, saúde, sonhos e poder do Seu Espírito para podermos fazer grandes obras. Há milagres acontecendo todos os dias.

Prática: Hoje eu preciso mais uma vez de obedecer ao Senhor e caminhar pelo chamado, pois já tem dado inúmeras evidencias de que estás comigo. Percebo claramente Teu amor e cuidado com minha vida. O poder do Senhor tem sido manifestado em mim. O poder da fé. Sou abençoado por ter sido encontrado por Ti. Por ter sido chamado e capacitado com poder e sinais do Senhor em minha vida.

Oração: Senhor rendido estou. Tira de mim qualquer timidez e medo. Arranca de mim qualquer espirito de covardia. Necessito responder a altura do Teu nobre chamado. Me dê sinais. Desejo ver mais sinais de tua glória e poder. Tenho vivido com pouco ainda. Me dê mais. Que neste jejum o Senhor ainda se agracie em me visitar com grandes e maiores sinais. Não se ires comigo como se irou com Moisés. Ajuda-me a corresponder ao Teu chamado com amor e graça. Em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Encontro Marcado - êx.03 - Pr. Marinho Soares


Texto: “2 Ali o Anjo do SENHOR lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo. 3 "Que impressionante!", pensou. "Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto." 4 O SENHOR viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés!" "Eis-me aqui", respondeu ele.” Êx. 3:2-4

Obs. Moisés havia saído para pastorear os rebanhos de seu sogro Jetro. Ele caminhou este dia em direção ao monte Horebe. Quando lá chegou, qual foi sua surpresa quando vê uma moita de mato pegando fogo e não se consumindo. Ele já havia visto muitos arbustos queimando no fogo, contudo este era completamente diferente. Sua curiosidade o leva para perto e então uma voz fala no meio deste arbusto chamando-o pelo nome. Fico maravilhado com o texto, pois ele fala de um encontro com Deus. Um encontro marcado de Deus com a pessoa. Não da pessoa com Deus. Moisés estava somente fazendo o seu trabalho de pastoreio, mas no meio dele o Senhor lhe aparece. Deus tem continua aparecendo para nós. Ele, mesmo no meio do meu trabalho Ele continua tendo encontro comigo. Agora, Moisés respondeu ao chamado do Senhor. Quando ouviu a voz, ele reagiu respondendo. É o que preciso fazer!

Prática: Sei que o Senhor continua tendo encontro com seus filhos/chamados todos os dias. O Senhor tem marcado muitos encontros comigo. Estou aqui mais uma vez afinando meus ouvidos para ouvir a sua voz. Para dizer “Eis-me aqui”. Mesmo em meio ao trabalho, tenho ouvido a sua voz. Como Moisés recebeu a missão eu também a recebo. De libertar o povo escravizado do Egito. O cruel Faraó continua atacando. Continua escravizando os meus irmãos. Preciso responder mais ao chamado. Preciso me colocar à disposição do Senhor mais uma vez.

Oração: Senhor perdoa-me pelas muitas desculpas que tenho dado ao Teu chamado. Meus irmãos continuam escravizados. “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.” Senhor, tenha misericórdia de mim. Que a cada dia, a cada encontro eu possa perceber o teu amor e chamado para comigo. Em nome de Jesus. Amém!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Liberdade X Escravidão! - êxodo 01 - Pr. Marinho Soares


Texto: 13 e os sujeitaram a cruel escravidão. 14 Tornaram-lhes a vida amarga, impondo-lhes a árdua tarefa de preparar o barro e fazer tijolos, e executar todo tipo de trabalho agrícola; em tudo os egípcios os sujeitavam a cruel escravidão.

Observação: A história do povo escolhido por Deus através de Abraão - Israel, ilustra claramente a história do povo de Deus levantado por Jesus Cristo - o novo Israel. Neste texto de êxodo 1 é quando começa a grande perseguição do povo de Deus no Egito. José e toda a sua geração haviam morrido, eles eram honrados e respeitados pelo rei do Egito. O novo rei, que não conhecia a história e nem os fatos de alguns séculos atrás, simplesmente começa a gir de maneira feroz contra Israel. Hoje, da mesma forma, o Faraó se personifica em satanás e seus demônios. Aquelas mesmas atrocidades são as que ele tenta fazer para com o povo de Deus. Vejamos algumas coisas que ele continua realizando no meio do povo de Deus:
1º Sujeita a cruel escravidão. Vejo que mesmo depois de recebermos a Cristo como Senhor e salvador, nossa mentalidade, na maioria das vezes, continua a de escravos. Não usufruímos da verdadeira liberdade dos filhos de Deus. Continuamos aceitando as mentiras do faraó (diabo) em nossas mentes e vivemos em cruel escravidão. Aprisionados em uma mentalidade de derrotados.
2º Torna a vida amarga. Que coisa! Quanta amargura. Quanta tristeza às vezes domina nossas almas. Sentimento de insucesso. De insegurança. Medo. Ansiedade. O inimigo de maneira atroz tenta tornar amarga nossa vida. Ele pressiona onde mais pode causar dano: em nossa mente. É ali que a palavra de Deus fala que sofremos as grandes batalhas: “pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Ef.6:11). Regiões celestiais. É o campo da batalha da mente. É ali que ele nos ataca de maneira severa.
3º Impõe árdua tarefa (trabalho pesado). Além de escravizar com uma mentalidade de escravos e não de filhos, amargar a vida com medo, ansiedade e grave mau humor; ele ainda nos constrange a trabalhos pesados com pouco retorno. Trabalho árduo é diferente de trabalhar muito. Fomos chamados a trabalhar. Deus condena a preguiça. Mas não fomos chamados a trabalhar de maneira árdua. Deus concede prosperidade aos seus filhos, e isto não pode ser pesado. Ás vezes somos consumidos pelo trabalho. Ficamos destruídos. Sentimo-nos cansados e infelizes. Não deve ser assim, o trabalho feito como filhos de Deus é algo que nos traz alegria, satisfação, glória e grande prazer. Mesmo que o corpo físico se canse, nosso espírito e alma regozijam em Deus. Aleluia!

Prática: De vez em quando ainda tenho recaídas na mentalidade de escravo. É uma luta interna constante. Nasci com o vírus do pecado impregnado em meu DNA. Fazer este transplante de DNA tem demorado anos. Preciso me apegar de maneira incondicional à Palavra verdadeira e fiel de meu verdadeiro Pai - Deus. Preciso viver por fé. Preciso a cada dia afirmar as verdadeiras promessas de que sou filho amado de Deus e viver a prática destas promessas. Sou livre – não escravo. Tenho satisfação – não amargor. Preciso aprender a descansar e não trabalhar tanto. Quantas vezes sou pego na tirania do urgente. Preciso graça para descansar, trabalhar e me alegrar no Senhor.

Oração: Obrigado Senhor por esta rica Palavra nesta manhã. Afasta de mim esta mentalidade de escravo. Dá-me a verdadeira identidade dos filhos de Deus. Sou herdeiro do Senhor, co-herdeiro de todas as Tuas promessas em Cristo Jesus. Firma minha mente e coração. Dá-me fé constante para viver desta forma. Em nome de Jesus. Amém!