sexta-feira, 6 de abril de 2012

Antes da Benção, Batalha Redobrada - Êx.05


Texto: "Não forneçam mais palha ao povo para fazer tijolos, como faziam antes. Eles que tratem de ajuntar palha! Mas exijam que continuem a fazer a mesma quantidade de tijolos; não reduzam a cota. São preguiçosos, e por isso estão clamando: 'Iremos oferecer sacrifícios ao nosso Deus'. Aumentem a carga de trabalho dessa gente para que cumpram suas tarefas e não deem atenção a mentiras". V.7-9

Obs. O povo de Israel já era um povo subjugado, escravo e sem qualquer direito.  No capitulo primeiro descreve como isto acontecia. Sujeitaram a cruel escravidão. Tornaram-lhes a vida amarga, impondo-lhes a árdua tarefa de preparar o barro e fazer tijolos, e executar todo tipo de trabalho agrícola; em tudo os egípcios os sujeitavam a cruel escravidão. Cruel escravidão. A escravidão já é alguma coisa muito difícil. Agora como era a cruel escravidão? Aumentem a carga. Dobrem o trabalho. Não lhes deem folga. Eles estavam no caminho da benção. Eles tinham as promessas a seu favor. Deus estava levando a salvação a eles através da vida de Moisés e Arão. Mas antes da benção chegar a luta aumentou muito. A luta sempre amplifica, antes da benção chegar.

Prática: Muitas vezes tenho percebido isto em minha vida. Sou provado até o limite antes da benção chegar. Deus permite a dificuldade para provar minhas motivações, meu desejo, minha maturidade e perseverança. Sou pressionado até o limite. Assim como Israel. Creio que um dos motivos é para que a glória de Deus se torne mais evidente ainda em minha vida. Coisas fáceis não são valorizadas. São logo esquecidas. Israel jamais esqueceu a intervenção divina sobre a vida deles. Por quê? Porque eles foram provados além dos seus limites. Quando a situação aparentemente estava insustentável, ela tornou-se mais insustentável ainda. Preciso estar com os olhos abertos a isto. Preciso entender quando Deus está me testando nas coisas que busco Nele. Preciso estar ciente disto!

Oração: Senhor peço Tua graça para com minha vida. Somente por ela serei capaz de passar pelas provações e ainda ser aprovado. Ajuda-me a compreender que o acirramento das batalhas são prenúncios de grandes bênçãos. Que o calor da fornalha é o preludio de uma linda e maravilhosa joia de ouro ou prata. Que o trabalho árduo e pesado é a entrada para um período de grande bonança. Que a escravidão é o lugar da libertação. Auxilia-me com fé e perseverança. Em nome de Jesus. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário