quinta-feira, 12 de abril de 2012

Coração Obstinado! - Pr. Marinho Soares - Êx. 08

Texto: Êxodo 8:15 - Mas quando o faraó percebeu que houve alívio, obstinou-se em seu coração e não deu mais ouvidos a Moisés e a Arão, conforme o Senhor tinha dito.

Obs. Faraó é a figura do inimigo, mas ele também representa as pessoas que se deixam manipular pelo inimigo. Aqui vemos uma característica em faraó muito comum nas pessoas: após conseguirem o que precisam, mudam completamente seu coração. Obstinou-se em seu coração e não deu mais ouvidos a Moisés e Arão. O mesmo acontece hoje com muitos de nós: recebemos a Palavra, obedecemos ao que nos foi dito até que a situação melhore e depois não damos mais ouvidos. Mas isto é muito perigoso, pois pode nos levar a uma situação de agravamento nas próximas disciplinas do Senhor.

Prática: Quais são as coisas que Deus fala comigo que logo obedeço mas depois abandono quando tudo fica bem? Percebo que minha vida de oração e quebrantamento acontece muito mais em meio ao calor da luta do que quando há um tempo de bonança. Preciso corrigir isto. Preciso manter minha vida de oração/palavra/devocional independente das circunstancias. Percebo que é mais fácil eu obedecer no calor da fornalha das provações do que no mar calmo dos dias tranquilos. Isto não é bom. Preciso obedecer todos os dias de minha vida com santo temor e alegria.

Oração: Senhor, preciso de sua graça mais uma vez para não cair na síndrome do coração do faraó. Homem que aceitava, obstinava e mudava de ideia o tempo todo. Da-me um coração firme e obediente. Que ao ouvir Tua voz, direta ou indiretamente, eu esteja pronto a obedecer e permanecer em obediência. Em nome de Jesus. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário