sábado, 23 de junho de 2012

Impostos, dízimos e ética -Mc.12 - Pr. Marinho Soares


Texto: Marcos 12:17 - Então Jesus lhes disse: "Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". E ficaram admirados com ele.

Obs. Vemos uma questão moral  e ética muito forte neste texto bíblico. As pessoas estão querendo "pegar" Jesus em alguma falha. Ou seja, o fato de não recolher o tributo era uma falta grave. Perguntaram, é certo pagar imposto a César ou não? Jesus vê o coração deles e diz: estão querendo me colocar à prova? Vejo que negligenciamos muitas vezes esta questão dos impostos, principalmente o imposto de renda. Se deixar, as pessoas sonegam inventando despesas que não tiveram, etc. Ele termina dizendo dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Dar aqui é a chave. Strong ensina: DAR:  1) entregar, abrir mão de algo que me pertence em benefício próprio 2) pagar o total, pagar a totalidade do que é dévido 2a) débito, salários, tributo, impostos 2b) coisas prometidas sob juramento 2c) dever conjugal 2d) prestar contas 3) devolver, restaurar 4) retribuir, recompensar.

Prática: preciso avançar minha vida em relação ao que é devido a César / governo. Pagar meus impostos, taxas e tributos devido a ele, sem sonegar ou reclamar. Preciso entender o que devo a Deus. Não somente na fidelidade do que Ele pede, como dízimos e ofertas, mas também do meu tempo de adoração, louvor, honra e glória a Ele. Dar a Deus meu coração. Ele mesmo pede: filho meu, dá-me o seu coração. Sonegar dos homens creio ser um problema grave, agora sonegar de Deus é gravíssimo.

Oração: Senhor,  mamon tem governado o mundo e os corações. Clamo a Ti que meu coração se desvie inteiramente dele. Que meu coração esteja completamente ligado ao Teu. Dá-me cada vez a simplicidade dos verdadeiros filhos de Deus e que não deva nada a ninguém, a não ser o amor. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário