sábado, 2 de junho de 2012

Minha Parte e a Parte de Deus = Pv. 21 - Pr. Marinho Soares


Texto: Provérbios 21:31 - Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. 


Obs. O preparo, o treino, a capacitação, a estratégia, o trabalho prévio é todo nosso. Esta é nossa parte. Estabelecer alvos. Formar pessoas. Preparar equipes. Encorajar para a batalha. Organizar os pelotões. Forjar o caráter. Estabelecer alicerces. Firmar a unidade. Renunciar os impedimentos. Deixar os embaraços. Morrer para nós mesmos. Isso são coisas necessárias para aquele que quer sair vencedor na batalha. Contudo, mesmo sem deixar de fazer estas coisas, quem dá a vitória é o Senhor. De uma certa forma isto nos constrange, pois achamos que podemos vencer sempre que nos preparamos para a batalha. Ou que somos inteiramente responsáveis pela vitória. Na verdade Deus é e sempre será o responsável pela vitória ou não. Ele é quem conduz. Ele é quem determina. Vejamos Provérbios 21:1 - "O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer. " É Deus quem dirige. Contudo, sempre o preparo é nosso!


Prática: já me enganei de duas formas: primeiro em achar que até o preparo era do Senhor. Segundo em achar que a vitória era minha. Como Ele conduz todas as coisas, imaginava que a parte do preparo também era Dele. Ainda que dependa e busque Nele a melhor forma de me preparar, esta parte é inteiramente minha! Preciso avançar cada dia mais e não me acomodar. Sou tentado a tomar para mim os louros da vitória. Já que a primeira parte é minha, quero também ficar com a segunda. Contudo a segunda é totalmente do Senhor. Minha função é trazer glória a Ele. Louvor e honra a Ele. Que Ele cresça e eu diminua.


Oração: Senhor peço perdão pelas vezes que fui negligente nas coisas que precisava fazer. De me esforçar. Ser mais pró-ativo. Perdoa-me pelas oportunidades que perdi. Por ser vencido pela preguiça e minhas limitações. Peço que me ajudes a romper. A ser fiel e cuidadoso com o tempo que ainda me resta. Pelos anos que posso usufruir de agora em diante. Confio no Senhor para me dar as vitórias. Já glorifico e consagro a Ti todas as vitórias. Perdoa-me todas as vezes que tomei do Senhor para mim qualquer vitória que tenha tido. O Senhor é o Rei. Dono e soberano sobre minha vida e todas as coisas. Me coloco inteiramente submisso a Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário