quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Derrota pela Prosperidade e Passividade - Jz. 18 - Pr. Marinho Soares

Texto: Os cinco homens partiram e chegaram a Laís, onde viram que o povo vivia em segurança, como os sidônios, despreocupado e tranqüilo, e que gozava prosperidade, pois a sua terra não lhe deixava faltar nada. Viram também que o povo vivia longe dos sidônios e não tinha relações com nenhum outro povo. Os homens de Dã levaram o que Mica fizera e o seu sacerdote, e foram para Laís, lugar de um povo pacífico e despreocupado. Eles mataram todos ao fio da espada e queimaram a cidade. Juízes 18:7;27 

Obs. Dã parece ser a ultima tribo que ainda não havia se estabelecido em sua terra. Eles vão a procura de um lugar e chegam a Lais. Esta cidade/região é descrita com varias características interessantes: 1. Viviam em segurança, 2. Despreocupados, 3. Pacíficos/Tranqüilos, 4. Prósperos, 5. Viviam longe e não tinha relações com ninguém. 
Bem todas estas características pode ser aplicadas espiritualmente a uma pessoa ou igreja. Veja só,muitos somente querem viver em segurança, despreocupados, tranqüilos, cada vez mais prósperos e pouco se importando para os relacionamentos significativos e duradouros. Assim era o povo de Lais. Eles vivam numa maravilhosa ilha de ilusão. Isto foi até que um inimigo aparecesse. Assim tem sido com muitas pessoas ou ministérios: tranqüilos, despreocupados, seguros e isolados. Quando o inimigo ataca sofrem as consequências: mataram todos ao fio da espada e queimaram a cidade. Muitos tem sido derrotados por esta posição de passividade.

Prática: como tenho levado minha vida espiritual e ministerial? Estou vigilante ou acomodado como o povo de Lais? Vejo momentos em minha vida que vivi esta passividade e dei muito espaço para o inimigo. Foram momentos críticos, sustentados pela misericórdia do Senhor. Se tivesse sido mais diligente. Se atentasse melhor para o chamado e desafios que o Senhor me colocara naqueles momentos, possivelmente estaria em locais mais avançados hoje. Contudo posso aprender com este texto. Posso fazer como o ditado diz: "antes tarde do que nunca". Deus tem um mundo todo especial de conquistas para minha vida pela frente. Vou me posicionar cada vez mais: 1. Totalmente dependente de Deus, 2. Ocupado com o que Deus está me desafiando, 3. Inconformado, incomodado, 4. Do pouco, fazendo muito -  cada vez mais com necessidades maiores para o Reino de Deus e 5. Vivendo cheio de relacionamentos significativos, sinceros e comprometidos.

Oração: Senhor faça de mim um guerreiro como foram os homens de Dã. Me auxilie em não me acomodar e cair na passividade e procrastinação. Auxilia-me Senhor a viver as maravilhosas aventuras do Teu reino com toda alegria, força e urgência. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário