domingo, 5 de agosto de 2012

Líderes sem Biografia - Jz. 12 - Pr Marinho Soares



Texto:... Ibsã liderou Israel durante sete anos. 10 Então Ibsã morreu, e foi sepultado em Belém. 11 Depois dele, Elom, da tribo de Zebulom, liderou Israel durante dez anos. 12 Elom morreu, e foi sepultado em Aijalom, na terra de Zebulom. 13 Depois dele, Abdom, filho de Hilel, de Piratom, liderou Israel. 14 Teve quarenta filhos e trinta netos, que montavam setenta jumentos. Abdom liderou Israel durante oito anos. 15 Então Abdom, filho de Hilel, morreu, e foi sepultado em Piratom, na terra de Efraim, na serra dos amalequitas." Juízes 12:09-15

obs. 
Vemos que os juízes que lideraram Israel, uma parte deles tiveram seus feitos registrados, como biografias com princípios para nos ensinar. Tanto pelo bem ou mal que fizeram. Aqui encontramos mais uma lista dos "sem biografia". Não sei se tiveram uma liderança morna ou se o escritor ao Juízes simplesmente desconhecia suas historias. Simplesmente só registraram quem eles eram, quanto tempo lideraram e quantos filhos e filhas tiveram. Ibsã, Elom, abdom, Sangar, você se lembra destes nomes? É duro passar pela vida e não ter uma biografia, nem que seja para ser contada pelos filhos. Estes pelo menos seus nomes foram registrados. E outros que nem seus nomes foram lembrados? 

Prática: 
Sei que pode se tornar em pecado fazer o que fomos chamados a fazer pensando em nós mesmos e como será lembrado o nosso nome. Mais analisando a Palavra dom Senhor, vejo que Deus deseja que sejamos exemplos e pessoas que deixam um legado de amor, santidade e entrega sacrificial, para as próximas gerações. Ainda que não sejamos lembrados pelos homens, seremos sempre lembrados por Deus. É desejo do meu coração ter uma história que honra e dignifica a Deus. Que glorifica e exalta sempre ao Seu nome. Creio que isto não é uma ambição egoísta. Sondo meu coração, para que tudo o que eu faço seja para o louvor da gloria do nome de Deus.

Oração: 
Senhor guarda meu coração de ambições egoístas. Livra-me do pecado de idolatria de mim mesmo. Desejo ser amigo do Senhor. Ser reconhecido por Ti. Assim como conhecia Teu servo Jó, também desejo ser reconhecido por Ti. Ajuda-me a manter meu coração sincero e totalmente devotado ao Senhor, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário