quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Não Percebendo a Desgraça – Juízes 20 – Pr. Marinho Soares


Texto: Então dez mil dos melhores soldados de Israel iniciaram um ataque frontal contra Gibeá. O combate foi duro, e os benjamitas não perceberam que a desgraça estava próxima deles. Juízes 20:34
Obs. Os benjamitas fizeram algo feio, abusaram terrivelmente da esposa de um levita, levando-a a morte. Israel se levantou. Mais de 400.000 homens para guerrear contra eles. Pediram os que tinham feito o dano e eles recusaram a entregar. Eles então foram aos poucos guerreando contra os 26.000 benjamitas. Quando eles achavam que estavam ganhando, pois no terceiro dia eles haviam tido vitória nos dois dias anteriores, ficaram muito confiantes e perderam totalmente a batalha. Isto trouxe grande ruína sobre todos eles, mortos ao fio da espada. Isto nos ensina que muitas vezes temos pequenas vitórias e já nos “achamos”. Nos posicionamos como vencedores e baixamos a guarda para o inimigo. Foi assim com os benjamitas, baixaram a guarda e foram noucateados.
Prática: Preciso ficar mais atento, pois nas pequenas vitórias já tenho a tendência a descansar e baixar a guarda. Preciso ser vigilante o tempo todo. Muitas vezes depois de um culto dominical abençoado, baixo a guarda na segunda não devocionando, orando, etc. Outras vezes após um final de semana abençoado de retiro, baixo a guarda dando um descanso e isto muitas vezes tem trazido descontinuidade e prejuízo. Ainda acontece num aconselhamento, acho que resolvemos tudo num só encontro, baixo a guarda e percebo o prejuízo de não ter cuidado mais. São tantas situações que preciso ficar vigilante o tempo todo. Uma vitória é só o preludio de outras bem maiores.
Oração: Senhor me dê graça para manter a posição de vigilância. Dá-me sabedoria para celebrar sempre as vitórias, mas entendendo que tem outras guerras maiores para serem guerreadas. Peço-te que jamais eu não perceba a desgraça se avizinhando, em nome de Jesus. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário