quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Jeitinho Israelita (brasileiro) - Jz. 21 - Pr Marinho Soares

Jeitinho Israelita - Juízes 21 - Pr Marinho Soares

Juízes 21:21 - e fiquem observando. Quando as moças de Siló forem para as danças, saiam correndo das vinhas e cada um de vocês apodere-se de uma das moças de Siló e vá para a terra de Benjamim. Juízes 21:22 - Quando os pais ou irmãos delas se queixarem a nós diremos: Tenham misericórdia deles, pois não conseguimos mulheres para eles durante a guerra, e vocês são inocentes, visto que não lhes deram suas filhas". Juízes 21:23 - Foi o que os benjamitas fizeram. Quando as moças estavam dançando, cada homem tomou uma para fazer dela sua mulher. Depois voltaram para a sua herança, reconstruíram as cidades e se estabeleceram nelas.

Obs. Esta coisa do jeitinho brasileiro é algo que já existia entre os judeus do final dos juízes. Eles estavam bem perdidos. Tinham exterminado uma tribo rebelde do mapa, os benjamitas. Sobraram somente algumas centenas de homens escondidos nas cavernas numa rocha. Agora o mesmo povo pranteia diante do Senhor pela perda da tribo e pelo juramento que fizeram que não dariam suas filhas em casamento com este remanescente. O que fazem? Dão um jeitinho. Primeiro conseguem quatrocentas virgens de Jabes Gileade, pois eles  não compareceram na assembléia solene e foram mortos, somente as virgens foram poupadas. E para as outras centenas de homens benjamitas que não receberam mulheres? Da-se um novo jeito: aconselharam que roubem suas próprias filhas, assim eles não estariam dando, mas eles se apropriando. Com isto ficariam livres do juramento.

Prática: esta coisa de dar-se um jeito pode ser uma virtude ou desgraça. Vejo que em algumas vezes pode ser algo que nos auxilia com uma criatividade extra para a solução de problemas. Outras vezes pode ser uma forma de burlarmos a lei, os juramentos e os mandamentos. Esta semana fui provado nisto. Fizemos o parcelamento do IPTU do terreno da igreja para conseguir uma certidão negativa de débitos para a construção do prédio, mas disse ao tesoureiro que depois deixaríamos de pagar até que o divida prescrevesse. Ele me disse, mais isto não é correto! Se parcelamos, assumimos a divida, devemos pagar. Confesso que fiquei envergonhado, contudo agradecido, pois Deus me fez perceber que às vezes estou querendo dar um jeitinho não saudável nas coisas.

Oração: Senhor, graças lhe dou pelas oportunidades de ser provado e testado quanto á fidelidade a Ti. Sou tentado em "dar um jeito", mas ganho cada vez mais convicção de que isto pode facilmente me levar ao pecado. Protege-me em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário