quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Príncipes - Juizes - 8 - Pr. Marinho Soares


Texto: "Então perguntou a Zeba e a Zalmuna: "Como eram os homens que vocês mataram em Tabor? " "Eram como você", responderam, "cada um tinha o porte de um príncipe". Juízes 8:18

Obs. Grande Gideão! Homem que há pouco tempo se escondia na caverna, que malhava o trigo no lugar indevido - lagar de uva - escondido dos seus inimigos - agora estava na fase final da batalha contra os midianitas e sua coalizão. Eram em torno de 120000 homens. Restavam agora 15000 e os dois principais reis. Era coisa pequena para Gideão. Estas conquistas causam ciúmes aos seus irmãos. Alguns reclamam que não foram chamados, outros não lhe dão comida, mas mesmo assim ele avança. A exaustão não foi motivo deles pararem: Juízes 8:4 - "Gideão e seus trezentos homens, já exaustos, continuaram a perseguição, chegaram ao Jordão e o atravessaram." Príncipes são assim: não param com a exaustão (cansaço, esgotamento). Continuam até completar a obra, o alvo que Deus colocou para ele. Gideão foi até o fim com seus trezentos homens.

Prática: porte de um príncipe. (Strong - molde, forma, esboço, figura, aspecto). Tinha um aspecto. Assemelhava. Preciso aprender mais sobre isto. Isto era uma atitude de vencedor! Por vezes pensei que quanto mais "coitado" fosse a pessoa, mas era filho de Deus. Ás vezes ajo como coitado. Agora como agir como príncipe e não cair no no orgulho? Mantendo-me submisso ao Senhor. Ter uma humildade constrangedora! Contudo, posso ter o aspecto, semelhança de vitorioso. De príncipe do Senhor dos exércitos. Príncipes também erram: fez um manto sacerdotal, dedicado ao sumo sacerdote, de ouro que acabou virando adoração. Como posso não errar fazendo mantos de ouro que são armadilhas para mim mesmo? O mais difícil é acertar quando conquistamos grandes vitórias. Estar em guerra e batalha nos mantém humildes e submissos. Grandes vitórias podem nos levar a altivez e orgulho.

Oração: Senhor mantenha meu coração ligado e direcionado ao Senhor sempre. Seja no dia difícil da mais pesada peleja, seja no dia da benção da grande vitória. Confio em Ti. Tu é meu Rei, sou Teu Príncipe. Dá-me sempre a atitude e prática dos vencedores. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário