sexta-feira, 27 de julho de 2012

Conectando Gerações - Juízes 2 - Pr Marinho Soares


Texto: "Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel. Abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os havia tirado do Egito, e seguiram e adoraram vários deuses dos povos ao seu redor, provocando a ira do Senhor.
Não expulsarei de diante deles nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu. Eu as usarei  para pôr Israel à prova e ver se guardarão o caminho do Senhor e se andarão nele como o fizeram os seus antepassados"Juízes 2:10-12;21-22

Obs. Quão grande é o Senhor! Como um povo pode se perder tão rápido? Como pessoas se desviam tão facilmente do propósito inicial de suas vidas? Israel foi assim. Bastou morrer os lideres piedosos que todos eles se desviaram. Uma geração que se passou. Uma nova que chegou. Não houve transferência de conhecimento e verdade de uma geração para a outra. Como isto pode acontecer? Simplesmente pela falta de cuidado da geração anterior em transmitir as verdades e experiências com Deus que haviam vivido. Os novos, por sua vez, receberam tudo pronto. Tudo fácil. Não experimentaram os desafios e provações da geração passada. Transmitir a novas gerações é um desafio constante de todo líder. Superar os conflitos de geração é uma habilidade pouco ensinada e aprendida.

Prática: Tenho dificuldades com a nova geração. Muitas vezes eu mesmo percebo minha impaciência, desanimo e frustração com ela. Não consigo compreender as suas próprias características. Fico desanimado e não consigo sonhar fazendo algo maior para ela. Preciso ser tratado nisto. Pois, se continuar assim, terei dificuldades em deixar um legado para as próximas gerações. Com certeza me entristeço muito ao ver que a cada geração o mal cresce e as pessoas se distanciam mais de Deus. Estou vivendo no meio de uma janela de oportunidade no Brasil. Há um avivamento acontecendo de maneira sobrenatural. Muitas vidas abertas e sedentas. Como posso contribuir para auxiliar esta geração? Preciso me conectar melhor a ela. Preciso ser um discípulador FERA. Facilitador, Exemplo, Relacional e Adaptador. Creio que o meu maior desafio é ser adaptador. Ir até onde a pessoa está. Partir das habilidades dela. Partir do que ela tem e caminhar com ela para todo o propósito de Deus para sua vida.

Oração: Senhor estou desafiado pelas varias perdas, especialmente de jovens na igreja. Eles se perderam, principalmente quando entraram na faculdade. Sinto, Pai, que nós também nos perdemos. Não conseguimos acompanha-los nos desafios que enfrentaram. Peço a ti, auxilia- me em ser uma grande benção para esta geração, mas também deixar um legado para a próxima, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário