domingo, 1 de julho de 2012

Lei e Graça - Gl. 03 - Pr. Marinho Soares


Texto: Gálatas  3:24 - "Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé."

Obs. Paulo está em luta com irmãos que viviam ainda debaixo da lei. Era uma mistura de evangelho da graça e praticas da lei. Circuncisão, comer e não comer, rituais e outras práticas ainda eram feitas. O sangue de Jesus ainda não tinha toda a suficiência. Paulo se levanta e mostra que a lei foi um tutor - Strong - παιδαγωγος paidagogos 1) tutor, i.e., um guardião e guia de meninos. Entre os gregos e os romanos, o nome era aplicado a escravos dignos de confiança que eram encarregados de supervisionar a vida e a moralidade dos meninos pertencentes a elite. Aos meninos não era nem mesmo permitido sair de casa sem a sua companhia até que alcançassem a idade viril. A lei preparou o caminho. Agora vivemos a plenitude dos tempos.

Prática - as vezes vivo estes extremos em minha vida. Lutas com a liberdade em Cristo e práticas ainda legalistas. Posso caminhar da liberdade para a libertinagem ou da Lei para um legalismo. Vejo esta luta em mim quando estou aconselhando ou vivendo a prática do evangelho. Ontem mesmo fui questionado se casal crente pode frequentar motel? Sim ou não? Se podem tomar alguma bebida alcoólica? Se devem guardar dias santos e datas especiais? Preciso ter o equilíbrio da graça para não cair na liberdade excessiva. Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém.

Oração: Senhor, graças lhe dou pela salvação recebida pela graça. Não foi esforço meu, mas somente Teu. Quero renovar meu compromisso contigo de ser fiel ao Senhor e à Sua Palavra. Me dê sabedoria e firmeza para manter-me firme nos propósitos do Senhor, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário