sábado, 7 de julho de 2012

Desobediência X Morte - JS. 7 - Pr. Marinho Soares


Texto: Josué 7:1 - Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumas delas. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel. Josué 7:13 - "Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem. Josué 7:26 - Sobre Acã ergueram um grande monte de pedras, que existe até hoje. Então o Senhor se afastou do fogo da sua ira. Por isso foi dado àquele lugar o nome de vale de Acor, nome que permanece até hoje.

Obs. Desobediência  é um pecado que Deus abomina. Fazer o contrario do que Ele pede, de forma deliberada, fere o coração de Deus. Aqui vemos uma desobediência individual, trazendo consequências sobre todo o Israel de Deus. Hoje tenho pensado novamente sobre o fato de sermos uma igreja local e representar o corpo de Cristo, como uma família local, o Israel de Deus local. Ou seja, se um dos membros está deliberadamente em desobediência, isto trará graves consequências para todo o corpo local. Se isto é de fato uma verdade, estamos com muitas dificuldades e até encrencados, pois, imagino que muitas pessoas têm vivido em desobediência deliberada. Por outro lado vejo que estamos vivendo no tempo da graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Um período de perdão em vez de morte. De reconciliação em lugar da lei. De arrependimento antes de decretar o veredicto. Isto me deixa um pouco mais aliviado. Contudo, continuo a entender a gravidade do pecado, principalmente o não confessado. O não arrependido.

Prática: Como pastor de uma igreja local, sinto-me constrangido diante de tantas desobediências. Tenho orado e me consagrado para que o Senhor traga quebrantamento e arrependimento no meio do seu povo, começando por eu mesmo, como exemplo. Tenho me arrependido, confessado e buscado graça para viver em santidade. Preciso ensinar mais. Pregar mais sobre uma vida de obediência e benção de Deus. Desobediência leva ao pecado. Pecado não confessado leva a brechas. Brechas abre espaço para construção de fortalezas. Fortalezas geram morte. O salário do pecado é a morte.

Oração: Senhor me dê graça para mais uma vez me arrepender e viver uma vida de obediência. Perdoa a Tua igreja. Perdoa aqueles que vivem em pecado de alguma forma. Traga arrependimento e quebrantamento ao Seu povo, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário