quarta-feira, 18 de julho de 2012

Lutando Pela Herança - JS. 17 - Pr Marinho Soares


Texto:
Os descendentes de José disseram então a Josué: "Por que nos deste apenas um quinhão, uma só porção de herança? Somos um povo numeroso, e o Senhor nos tem abençoado ricamente". Respondeu Josué: "Se vocês são tão numerosos, e se os montes de Efraim têm pouco espaço para vocês, subam, entrem na floresta e limpem o terreno para vocês na terra dos ferezeus e dos refains". Os montes cobertos de floresta serão de vocês. Limpem o terreno, e será de vocês, até os seus limites mais distantes. Embora os cananeus possuam carros de ferro e sejam fortes, vocês poderão expulsá-los". Josué 17:14-15,18

Obs. Israel, através de Josué e seus guerreiros estavam conquistando a terra e distribuindo conforme o Senhor ordenara a Moisés, tribo por tribo. Era um trabalho difícil, pois alguns achavam suficientes e outros não. Os descendentes de José era um dos que estavam insatisfeitos. Josué, um líder sábio, provoca neles um desafio dizendo: vocês estão me dizendo que são numerosos e ricamente abençoados por Deus, então vão e tomem posse da terra. Ou seja, trabalhem pela terra. Lutem por ela. Isto é uma lição muito importante, pois muitas vezes os lideres que são parte de uma equipe, esperam sempre que o líder principal resolvam suas próprias questões. Josué nos ensina que não deve ser assim, mas que devemos assumir responsabilidade sobre o que nos cabe.

Prática: louvo a Deus, pois aprendi desde pequeno a me responsabilizar por mim e pelas coisas que me tocam. Trabalhei desde a infância ajudando o meu pai na olaria, ou entregando pães e vendendo picolé, para comprar calçado e material escolar. Ainda que meu pai pudesse comprar, ele entendia, que eu sendo parte da equipe/família, podia contribuir com responsabilidade. Isto foi muito bom, pois hoje não fico esperando de outros para fazerem aquilo que me toca. Simplesmente vou à luta.

Oração: Senhor, muito obrigado por me mostrar logo cedo as minhas responsabilidades. Isto me fez crescer mais rapidamente. Continue me auxiliando a conquistar as terras e espaços que tem para minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário