sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ouvindo o inimigo - Josué 09 - Pr. Marinho Soares


Texto: Josué 9:14 - Os israelitas examinaram as provisões dos heveus, mas não consultaram o Senhor.

Obs. Os israelitas marchavam firmes e vitoriosos. Já tinham conquistado Jericó e Aí, cidades fortificadas da terra prometida. Agora estão para entrar em novos territórios que haviam sido prometidos pelo Senhor. Na caminhada encontram um grupo maltrapilhos e com roupas e coisas velhas dizendo que o desgaste fora da longa viagem. Mas, na verdade eram moradores próximos, os gibeonitas. Eles enganaram a Josué e o povo de Israel, que fizeram o juramento de mantê-los vivos. Mas, logo descobrem a farsa que eles tinham montado para salvar suas peles. Josué e os principais lideres de Israel foram criticados pelo povo, por terem feito o juramento sem consultar o Senhor. Fazem um remendo, colocando este povo como escravo provendo-os de lenha e água.

Prática. Quantas vezes acredito no inimigo que se manifesta de forma inofensiva e sutil? Assim como Israel, muitas vezes caio na cilada da aparência. O grande mal? Não consultar o Senhor. Preciso, preciso muito aprender a consultar o Senhor. Uma das formas mais poderosas que tenho encontrado de consultar o Senhor é através de retiros com Ele. Separar tempo de várias horas, ou dias, para ouvi-lo a respeito de situações e decisões. Necessito muito ouvir ao Senhor. Não posso afirmar, responder e muito menos fazer alianças, sem consultar o Senhor. Preciso agendar mais retiros com Deus.

Oração: Senhor, cá estou mais uma vez para ser alentado, admoestado e consolado pelo Senhor. Minha vida é Tua e desejo viver segundo Teus propósitos, por isso não me deixa cair na tentação dos inimigos disfarçados. Não me deixa cair na tentação de decidir sem consultar ao Senhor de maneira direta e também através de pessoas que colocou ao meu lado nas mais diversas equipes que participo: igreja local, concilio e Mapi. Peço cada vez mais sabedoria e discernimento, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário