terça-feira, 24 de julho de 2012

Influenciando Gerações - JS. 24 - Pr Marinho Soares


Texto: Josué 24:31 - Israel serviu ao Senhor durante toda a vida de Josué e dos líderes que sobreviveram depois dele e que sabiam de tudo o que o Senhor fizera em favor de Israel. 

Obs. Josué realmente foi um grande líder em Israel. Liderou o povo num dos momentos mais importantes da trajetória do povo de Deus: a conquista da terra prometida. Contudo, todo Lider envelhece e morre. Aqui encontramos Josué morrendo com 110 anos. Relativamente jovem ainda para os padrões da época. O que é escrito sobre ele é maravilhoso. Ele instrui, admoestou e encorajou o povo a servir ao Senhor de todo o coração, fazer escolhas certas e alianças corretas. Israel serviu ao Senhor durante toda a vida de Josué e dos líderes que sobreviveram depois dele e que sabiam de tudo o que o Senhor fizera em favor de Israel. Ele conseguiu influenciar a geração de sucessores após ele. Depois desta segunda geração, o povo volta se desviar novamente. Como transmitir valores além da segunda geração? Se conseguimos transferir para a primeira já ficamos contentes, imagine para a segunda.

Prática: Como posso eu, primeiro liderar bem a minha geração? Segundo, formar e influenciar pessoas para liderarem após mim. Terceiro, como deixar um legado que passa para as futuras gerações? Creio que possa soar como pretensioso desejar isto. Creio que influenciar a minha geração já seria uma grande benção. Contudo, se Deus me der graças, gostaria de influenciar além da minha geração. Não sei muito em como fazer isto, tenho visões ainda como sombras. Uma delas, que tenho cada vez mais clareza, é ser encontrado inteiramente fiel ao Senhor, como Calebe e Josué. Como posso ser encontrado inteiramente fiel? Vivendo em obediência, sabedoria e temor diante de Deus e dos homens. 

Oração: Senhor da-me de sua maravilhosa graça para viver de maneira agradável a Ti. De maneira que alcance sabedoria, direção e liderança suficiente para liderar esta geração de encontro ao Senhor e a viver com todo o propósito e significado que o Senhor tem para ela. Habilita-me a ser um exemplo e influencia por varias gerações, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário