domingo, 29 de julho de 2012

Liderança feminina - Jz 4 - Pr Marinho Soares


"Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época... Baraque disse a ela: "Se você for comigo, irei; mas, se não for, não irei". Respondeu Débora: "Está bem, irei com você. Mas saiba que, por causa do seu modo de agir, a honra não será sua; porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher". Então Débora foi a Quedes com Baraque". Juízes 4:4, 8-9

Obs. Israel vivia dias bastante interessantes. Não tinha rei, não tinha uma seqüência de lideres formada e transicionada como Moisés e Josué. Viviam numa espécie de Teocracia - um governo levantado por Deus conforme a necessidade. Normalmente o povo se rebelava quando ficava sem líder. Deus permitia perseguição de um rei próximo e eles estão voltavam chorando para Deus que levantava um líder (juiz) para lidera-los naquela vitoria. 
Foi assim com Debora. Uma melhor muito especial que Deus levantou para liderar/julgar Israel naqueles dias. Ela recebe a revelação de Deus e chama Baraque para ir à guerra por Israel. Neste caso vemos que a liderança feminina acaba sendo autenticada pela de Baraque, um homem.

Prática: Preciso considerar mais a questão da liderança feminina. Tenho bastante simpatia, minha esposa é pastora, e algumas dificuldades. Simpatia por entender que Deus, em muitos momentos da história do povo Dele, usou sem restrições mulheres para liderarem. Debora, Eliude e Ana, são alguns exemplos. Contudo, vejo que em quase todos os casos, Deus coloca um homem para facilitar esta liderança. Mulheres liderando sozinhas logo cansam e muitas vezes se perdem. Precisam de homens levantados ao lado delas para firma-las em suas lideranças. Dificuldade pois quase todas as vezes que as mulheres se levantam, os homens se acomodam. Os homens tem gostado demais de viverem na sombra. Eles estão folgados e frouxos e deixando suas mulheres em situação de peso e angustia. Preciso ajudar as mulheres. Sinto que a melhor maneira de fazer isto é ajudando os homens a assumirem de maneira saudável e definitiva seu lugar de liderança na família.

Oração: Oro Senhor que me dê graça suficiente para caminhar de maneira firme e segura, permitindo e levantando, tantas lideranças masculinas ou femininas. Me auxilie em ter cada vez mais discernimento em investir em novas lideranças em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário