terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O pastor imprestável abandona as suas ovelhas, o pastor ferido faz com que as ovelhas o abandonem - David San Martín

O pastor imprestável abandona as suas ovelhas, o pastor ferido faz com que as ovelhas o abandonem

Texto: Zacarias 11:17 - "Ai do pastor imprestável que abandona o rebanho! Que a espada fira o seu braço e fure o seu olho direito! Que o seu braço seque completamente, e fique totalmente cego o seu olho direito!".
Zacarias 13:7b - "Fira o pastor, e as ovelhas dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.


Observação: Palavra dura essa do Senhor aos pastores. O Senhor chama de imprestável os pastores que abandona suas ovelhas, e invoca uma maldição, um "ai" sobre eles, que prejudicaria a visão(olho direito furado e completamente cego), e o trabalho de suas mãos(braço direito ferido e totalmente seco). Logo vemos algumas característica dos pastores imprestáveis: falta de visão e com trabalho de dificultoso, e como causa, o fato de ter abandonado as suas ovelhas. Por outro lado, quando um pastor é ferido, as suas ovelhas se dispersam, as ovelhas os abandonam, ele não abandona, mas por estar ferido, é abandonado. Então eu noto, dois tipos de abandono em duas situações: O pastor imprestável abandona as suas ovelhas, o pastor ferido faz com que as ovelhas o abandonem.


Prática: Louvo a Deus pela graça dele que tem me oportunizado a liderar pessoas em sua casa, pessoas essas que são ovelhas do Seu aprisco a qual eu, alem de ser ovelha desempenho a função de pastoreio. Deus tem um profundo zelo com as ovelhas dele, e neste sentido, há um temor no meu coração, por que eu posso abandonar as ovelhas das mais diversas formas: quando falto com cuidado, quando deixo elas distanciarem, quando não as alerto o pecado e do mal, e a essas atitudes, Deus traz o seu juízo. Por outro lado, preciso cuidar do meu coração, cuidar da minha alma, do meu espirito, da minha mente, tendo uma vida devocional ouvindo e falando com Deus, sendo discipulado e outros meios - pois se eu estou ferido as ovelhas me abandonarão. Logo a pergunta que Deus me traz, é como tem sido a minha relação com as minhas ovelhas? Tenho sido um pastor saudável e presente? Se elas estão distantes são por que eu as abandonei ou porque eu me feri e por isso elas me abandonaram? Não tinha atentado com clareza para esta revelação, mas já agi com abandono, e também por estar ferido, já fui abandonado. Sei que Deus quer me levar ao seu padrão, a essência do pastoreio, e após essa revelação, tenho plena convicção que a minha vida no ministério, jamais será a mesma.

Oração: Pai celestial, obrigado pela tão clara, e pronta revelação da tua Palavra neste dia. Quero seguir o teu exemplo Jesus. Me perdoe pelas vezes que abandonei as tuas ovelhas. Me perdoe também pelas vezes que por estar ferido eu vi elas dispersarem. Grato sou por que pela tua graça o Senhor tem me feito perseverar e assim aprender mais contigo, e também pelas ovelhas que já trouxeste de volta, agradeço pelas aquelas que o Senhor trará. Que eu seja um pastor segundo o teu coração. Em nome de Jesus meu Senhor, amém.

06/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário