quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O tratamento para com as autoridades constituídas - David San Martín

O tratamento para com as autoridades constituídas


Texto: 1 Pedro 2:13-15 - Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.


Observação: Toda autoridade constituída entre os homens foi constituída por Deus. Em Romanos 13 o apostolo Paulo já havia dito. Pedro em concordancia, diz que por causa do Senhor Jesus, devemos sujeitar a toda autoridade constituída. O rei deve ser como autoridade suprema, e os governantes como enviados de Deus, com o propósito de punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. A palavra não põe aqui um “se a autoridade for boa, ou justa, sujeitem-se a essas”, mas simplesmente um: sujeitem-se! As autoridades foram constituídas por Deus, e desempenham uma função no plano de Deus, precisamos sujeitar a elas.


Prática: Se foi Deus que constituiu as autoridades, por que existe tanta autoridade corrupta no meu país? Por que existe tantos políticos injustos envolvidos com a criminalidade? De fato, parando para ouvir e entender essa palavra que diz: “seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem”, fui levado a pensar: será que o Brasil como nação tem praticado o bem, e por isso tem sido honrado pelas suas autoridades? Fazendo uma breve análise, concluo que não, a corrupção não está na politica(entre as autoridades) apenas, mas principalmente na população. Não sei se há em outro lugar no mundo uma gente capaz de tirar proveito dos outros com o “jeitinho brasileiro” em toda situação possível, como os brasileiros. Sem contar as crueldades e crimes que acontecem na população, sem falar da promiscuidade desenfreada promovida o tempo todo, a idolatria, a indiferença, o egoísmo, enfim, tantas coisas que vamos ver. Daí me pergunto: o Brasil está de fato merecendo autoridades que o honrem? Obviamente, devo ter sede de justiça e buscar essa justiça em Deus, não a minha justiça, ou as dos homens, mas a justiça de Deus, pois ele sim pode recompensar a cada um de acordo com as suas obras. No entanto não é o meu papel arrazoar, difamar e desonrar as autoridades constituídas, pois elas fazem parte do plano de Deus. O meu papel segundo a Biblia é orar por elas e interceder pela nação. E o meu foco deve ser ao invés de perder tempo atacando as autoridades, buscar ganhar os perdidos, pois mudando vidas, mudarei a nação, e mudando a nação, mudarei a sua liderança. E agindo dessa maneira, praticando o bem, silenciarei a ignorância dos insensatos.

Oração: Obrigado por mais essa Palavra de vida Senhor. Senhor, eu quero ter cada vez mais sede de justiça, mas não da justiça humana mas da justiça que vem de Ti. Que eu aprenda a sujeitar as autoridades constituídas, não me igualando aos insensatos que perdem horas criticando e difamando-as, não sabendo que elas foram constituídas pelo Senhor. Dá-me graça para que através de mim o teu evangelho possa mudar vidas, e assim mudar a minha nação com as suas autoridades, amém.
13/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário