sábado, 10 de novembro de 2012

Duas Visões de si Mesmo! 2 Samuel 9 - Marinho Soares - Pr


Texto:
2 Samuel 9:7-8, 13
Não tenha medo”, disse- lhe Davi, “pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver- lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você comerá sempre à minha mesa.” 8 Mefibosete prostrou- se e disse: “Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?”... Então Mefibosete, que era aleijado dos pés, foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre à mesa do rei.

Obs. 
Vejo claramente neste texto tipificado a redenção do ser humano. Mefibosete, o parente distante, representa a nós como criaturas de Deus, vivendo distantes e não usufruindo do prazer de ser filhos. Davi, representando a Deus, que nos oferece a oportunidade de retorno à mesa do rei. Jonatas, representando a Jesus, o filho de Deus e nosso redentor. Ziba representa o Espírito Santo e os servos dele, os anjos do Senhor a nosso serviço. Davi tinha uma visão de Mefibosete: era o filho de seu grande amigo Jonatas. Era de linhagem real. Tinha promessas e esperança. Mefibosete via a si mesmo como um aleijado, rejeitado, imprestável: um cão morto! Como nos vemos determinará nossa prática de vida!

Prática: 
Como me vejo? Como Deus me vê, ou como eu me vejo a mim mesmo? Como Davi via a Mefibosete - filho do amigo, que recebe toda a herança do pai? Ou como Mefibosete, um cão morto e aleijado? Durante algum tempo de minha vida, e de vez em quando, o diabo tenta me levar para este sentimento de inferioridade, esta visão e pratica do cão morto. Mas, já tenho sido resgatado por Jesus para morar em Jerusalém e viver sentado à mesa do Rei. Suas promessas são vivas em mim e sua restituição acontece todos os dias de minha vida.

Oração
Senhor, cura-me a cada dia dos sinais evidentes da queda. Depressão, depreciação e outros sentimentos de cão morto que ainda avizinham meu coração. Preciso de Sua graça e bondade sempre. Quero viver assentado contigo nas regiões celestiais em Cristo Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário