sábado, 25 de fevereiro de 2012

Superstição - Jo.09 - Pr. Marinho Soares

Texto: “Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?" Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.” V.1-3

Obs. Superstição é a crença sobre relações de causa e efeito que não se adequam à lógica formal, ou seja, são contrárias à racionalidade (Wikipédia). Jesus já se debatia com este problema que acompanha a humanidade há milênios. Os discípulos tinham duvidas sobre quem havia pecado, se o pai ou o próprio cego de nascença. Jesus então quebra esta superstição simplesmente dizendo que isto não aconteceu nem com ele e nem com seus pais, mas que havia um propósito divino para aquilo: PARA QUE A OBRA DE DEUS SE MANIFESTASSE EM SUA VIDA. Se nós perguntássemos mais o para que, do que o porquê, teríamos mais êxito em fazer a obra de Deus. Deus tem propósitos. Precisamos descobrí-los!

Prática: Quantas vezes me debato com estas questões, mais nas pessoas ao meu redor, do que comigo mesmo. Vejo claramente que os traumas e doenças que tive foram para que a OBRA DE DEUS SE MANIFESTASSE EM MINHA VIDA. Nunca pensei que estou recebendo aquilo que meu pai praticou ou deixou de praticar. O que percebo é que podemos sim carregar heranças de práticas, crenças e caráter de nossos pais. Nosso caráter é formado. Ele é feito do que recebemos, especialmente em casa. Mas precisamos separar isto das superstições – desta coisa de causa e efeito. Ou seja, tudo tem que ter uma explicação que busca simplificar um propósito maior.

Oração: Senhor, livra-me da superstição. Tenho recebido de Ti uma vida livre de qualquer amarra, medo e dúvida. Quero viver para que a obra do Senhor se manifeste em minha vida. Que a obra do Senhor seja manifesta em mim em todos os dias e em todas as coisas. Que o propósito maior do Senhor se estabeleça em mim e através de mim. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário