quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O Choro de José - Gn. 42 - Pr. Marinho Soares


Texto: “Nisso José retirou-se e começou a chorar, mas logo depois voltou e conversou de novo com eles. Então escolheu Simeão e mandou acorrentá-lo diante deles.” 42:24

Obs. Este é o primeiro de sete choros de José. Este é um choro amargo, egocêntrico de quem achou que tinha perdoado, pois dera nomes aos filhos. “Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: "Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai". Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido". Gn.41:51-53. José estava profundamente ferido. Ele não havia esquecido coisa alguma. Estava represado dentro dele.  Na vida de José aparecem sete sinais de feridas emocionais.  
1. Colocou uma máscara, não se dando a conhecer, protegendo-se, levando vantagem (v. 7).
2. Falou asperamente, até inconscientemente (v 7).
3. Lembrou-se do passado com dor (v 9).
4. Acusou seus irmãos (v 9).
5. Rejeitou seus irmãos (v 12).
6. Fez demandas; as outras pessoas tiveram que provar que eram dignas (vv. 14-16)
7. Fez os outros sofrerem (vv. 17-20, 24)
Isto mostra a situação do coração de uma pessoa que foi ferida, rejeitada e magoada de maneira profunda. Normalmente estes são os sinais visíveis em um coração magoado.

Prática: Ao fazer uma avaliação em meu coração, percebo que ainda preciso amadurecer emocionalmente. Preciso me desvencilhar de qualquer resquício de ferida ou mágoa que tenham ficado em meu coração. Penso que uma das maiores dores de meu coração vem da frustração e decepção com pessoas. De acreditar em suas palavras e depois não vê-las cumpridas. De crer em mudanças que na verdade não aconteceram ainda. Isto vai tirando o brilho. A alegria de investir em novas pessoas. Preciso recorrer ao Senhor.

Oração: Senhor, nesta manhã preciso de SUA intervenção em meu coração. Preciso de uma cura para minha alma. Necessito ser sarado de qualquer ressentimento. Faça-me entender que a obra é do Senhor e que sou somente cooperador com o Senhor. Que todas estas vidas são tuas. Que o que cabe a mim é somente ministrar, abençoar e esperar em TI. Pai, tomo a decisão de descansar meu coração em TI mais uma vez, em nome de Jesus! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário