quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Uma Entrega Injusta - Pr. Marinho Soares - Gn.43


Texto:Peguem também o seu irmão e voltem àquele homem. Que o Deus todo-poderoso lhes conceda misericórdia diante daquele homem, para que ele permita que o seu outro irmão e Benjamim voltem com vocês. Quanto a mim, se ficar sem filhos, sem filhos ficarei". V.13 e 14

Obs. O efeito da mágoa de José, além de ferir seus irmãos, atingia a todos, chegando finalmente ao coração de seu pai. Israel/Jacó, já idoso e sofrido, é obrigado a entregar seu filho caçula para ir com os demais ao Egito. Ele já tivera perdas significativas e agora sofria o risco de perder seu filho mais novo, irmão de sangue de José. Vemos que a ferida emocional não respeita os limites. José poderia desde o primeiro dia ter se apresentado a seus irmãos e oferecido o melhor a eles e também chamado o pai para junto dele. Ele já poderia ter visitado o pai bem antes destes fatos. Mais um coração ferido carrega um espírito vingativo. Vejo que Jacó ficou sem saída e entrega, de maneira humilde, triste e injusta, seu filho caçula para ir com os mais velhos ao Egito. Quantas vezes fazemos entregas como estas? Quantas vezes sofremos pelos erros de nossos próprios filhos? Pela insensatez da mentira e do engano.

Prática: Os ensinamentos mais preciosos que tenho em minha vida são tirados dos grandes homens de Deus. No caso de Jacó encontro generosidade, humildade, abnegação, renúncia - uma entrega irrestrita, mesmo em profunda dor. Eu preciso entregar todas as coisas. Preciso me desvencilhar de tudo, ainda que cause dor. Ainda que meu corpo seja consumido. Paulo nos ensina dizendo o que fazia: “Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” 1 Co.9:27

Oração: Senhor, mais uma vez me coloco submisso a TI. Disponho-me a renunciar todas as minhas prerrogativas. Faço uma entrega irrestrita do que sou e tenho a TI. Prepara-me para o dia de SUA volta. Que eu não seja encontrado preso e amarrado às coisas. Que eu não seja como a mulher de Ló que olhou para trás e tornou-se uma estátua de sal. Quero fazer toda entrega a TI, sejam justas como as que preciso entregar mesmo – pecado, egoísmo, orgulho, vaidade, desanimo e outros tantos males que me afligem; como aquelas que parecem injustas, como esposa, filhos e bens materiais. Eis-me aqui Senhor mais uma vez lhe entregando tudo, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário