domingo, 12 de fevereiro de 2012

Restituição - Gn. 46-50 - Pr. Marinho


Texto: Então Jacó chamou seus filhos e disse: "Ajuntem-se a meu lado para que eu lhes diga o que lhes acontecerá nos dias que virão. "Reúnam-se para ouvir, filhos de Jacó; ouçam o que diz seu pai Israel. Gn.49:1-2

Obs. Li hoje cinco capítulos de Gênesis, 46 a 50. O que percebo é que Jacó recebeu uma grande restituição da parte de Deus, permitindo que ele fosse ao Egito e lá encontrasse seu filho José, vivesse ainda 17 anos, completando 147, e tivesse o grande prazer e alegria de abençoar seus filhos antes de sua morte, especialmente a José, seu filho amado e tão querido. Ele não só abençoou os filhos, mas teve a oportunidade de abençoar seus dois netos, filhos de José, Efraim e Manassés.

Pratica: Tenho percebido esta mesma restituição acontecendo de diversas maneiras em minha vida. Nasci muito saudável, mas além de sofrer uma pneumonia severa aos quatro anos de idade, ser atacado e mordido por cachorro louco aos dez; fui acometido de poliomielite aos catorze. Contudo Deus tem, não somente me dado uma saúde física boa e firme, tem me presenteado com saúde emocional muito, mas muito especial mesmo. Tenho sentido a alegria de viver em plena comunhão e paz com Deus, com minha esposa e igreja. Apesar de ter sido expulso do seminário que investi como um grande sonho; ter peregrinado errante sem igreja uma igreja fixa por um tempo, correndo sério risco de perder a vocação e o ministério, Deus me deu uma igreja muito querida, a IMEL, para eu fazer parte dela e já vão mais de 17 anos (tempo que Jacó viveu no Egito) de ministério frutífero e abençoado. Ainda que tenha me aventurado errante à procura de um relacionamento e ter tido algumas tentativas de namoro frustradas, Deus me agraciou com uma esposa além do que eu mereço! Poderia ainda enumerar as ricas e maravilhosas amizades que ELE tem me dado no decorrer da vida; os mentores que tem me presenteado de maneira surpreendente, os filhos espirituais/discípulos que tem acrescentado, uma equipe pastoral comprometida, a alegria de fazer algo que me realiza e desafia a cada dia – o ministério pastoral ordenado – me sinto um homem de muita sorte, e, não só restituído, como favorecido por coisas que são expressões da pura graça e bondade de Deus. Aleluia!

Oração: Senhor muito obrigado por este tempo devocional tão abençoador. Obrigado por ter terminado os cinquenta capítulos de Gênesis nestes 43 dias de devocionais de 2012. Obrigado por me dar perseverança e graça para continuar firme neste propósito. Obrigado pela vida de Abraão, Isaque, Jacó e seus filhos. Obrigado por aprender tanto com eles e de maneira especial, nestes ultimos dias, com Jacó e José, por ver que o Senhor é um Deus que zela pela Tua Palavra para cumpri-la. Obrigado por ser descendente de uma mãe, Almeri, e de um pai, Marinho, tão abençoados. Tenho recebido da benção deles todos os dias. Oro para que o Senhor continue com suas mãos estendidas sobre mim. Continue me abençoando e me surpreendendo a cada dia com favor e graça, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário