sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Como lidar com oposição! Atos 14 - Pr Marinho Soares


T: Atos 14:2 - Mas os judeus que se tinham recusado a crer incitaram os gentios e irritaram-lhes os ânimos contra os irmãos.
Atos 14:5 - Formou-se uma conspiração de gentios e judeus, juntamente com os seus líderes, para maltratá-los e apedrejá-los.
Atos 14:19 - Então alguns judeus chegaram de Antioquia e de Icônio e mudaram o ânimo das multidões. Apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que estivesse morto.

O: Não sei o que é mais difícil, se manter na fé quando somos incensados ou quando perseguidos. Neste capitulo Paulo e Barnabé vivem as duas coisas? Minha meditação hoje  é sobre a oposição. Somente os fortes são capazes de manter o alvo/propósito diante das oposições. A coisa ficou difícil, para onde eles iam começavam bem, com excelente recepção e resultados, mas logo o quadro virava e a situação ficava periclitante. Como reagiram? Como lidaram com as oposicões?
1. Fugindo (V. 6). Há situações insustentáveis que somente rompemos fugindo delas. Caso de José com a esposa de Potifar, de Moisés após matar o egípcio, de José e Maria para o Egito com o menino Jesus.
2. Enfrentando. Sendo apedrejado até parecer morto (v.19). Esta é uma oportunidade de mostrarmos o poder e milagre através de nossas próprias vidas.
3. Recebendo ajuda de irmãos (v.20). Rodearam a Paulo e ele "ressuscitou". Como preciso disso para ressuscitar os sonhos de Deus em minha vida.
4. Com coragem e encorajando a outros com palavras (v.22). Eles compartilharam com todos que deveriam passar por tribulações.

P: Como tenho lidado com oposição? Ás vezes fugindo, enfrentando, Recebendo ajuda e com coragem. Preciso de discernimento diário para saber que caminho tomar. Fugir de situações de grande risco, enfrentar situações relativamente calculadas, receber ajuda de irmãos sempre e coragem quando se faz necessário provar o poder e a grandeza de Deus.

O: Senhor graças lhe dou por ter passado por muitas provações e em todas elas ter de alguma forma alcançado vitória ou sobrevivido. Sou grato. Sou feliz e muito animado para continuar na luta pela Teu Reino. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário