quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Deixei Tudo? Lucas 5 - Pr. Marinho Soares

Texto: Lucas 5:10 - como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". Lucas 5:11 - Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram. Lucas 5:28 - Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu. 

Obs. Até hoje fico pensando como foi esta coisa de deixar tudo e seguir a Jesus. Vemos isto com Pedro, Tiago e João e logo depois com Levi/Mateus. Os três primeiros tinham visto um milagre maravilhoso. O outro aparentemente nada. Simplesmente foi chamado, deixou tudo e o seguiu. Sei que para os jovens daquela época ser chamado por um mestre para o seguir, era um grande privilegio. Estes jovens seguidores  eram chamados talmudins. Seguidores apaixonados e dedicados ao mestre. Jesus era um mestre - rabi/raboni. Neste contexto não era incomum esta cena acontecer. Muitos talmudins seguiam seus mestres deixando tudo para trás.

Prática: vejo que sou um grande privilegiado em seguir a Jesus. Ser um talmudim do mestre amado. A pergunta é: tenho deixado tudo? A verdade é que tenho deixado algumas coisas. Deixei um sonho de carreira. Uma empresa onde poderia estar ganhando dinheiro. Algumas seguranças pessoais pela aventura de seguir a Cristo. Mas falar que tenho deixado tudo seria uma meia verdade. Pois ainda tem muita coisa que sou apegado a elas. Casa, casamento, reputação, liderança, algum conforto e bem estar. Bem, tenho muito ainda a aprender com os Discípulos de Jesus.

Oração: Senhor graças lhe dou por já ter ouvido o Teu chamado e respondido a ele na juventude. Mas muita coisa ainda preciso deixar para lhe seguir como Pedro, Tiago e João. Me ajude a romper com meu eu, vontades e desejos. Romper com o conforto e segurança. Me aceite como um talmudim. Como um discípulo desejoso de lhe agradar. Em nome de Jesus. Amém.

Um comentário:

  1. Pedro renunciou a tudo, deixou seu barco, para seguir Jesus.
    Que Deus desperte o nosso coração e nos ensine a praticar a fazer o mesmo!
    Grande abraço,
    Regina Helena
    http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/02/jonas-4-jonas-faz-birra-e-deus-ensina.html

    ResponderExcluir