segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Olheiro - Atos 16 - Pr Marinho Soares

Texto: Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego. 2 Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. 3 Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego.


Obs. Aprendo muito fazendo listas das qualidades encontradas em homens de Deus pela Bíblia. Hoje aprenderei com Timóteo, jovem discípulo do Senhor e filho amado de Paulo.
1. Ele era conhecido discípulo. Não havia duvida que ele era um discípulo, pois o texto simplesmente relata que chegaram a Listra onde vivia o discípulo. 
2. Tinha mãe evangélica e pai não crente. Realidade de muitos discípulos hoje. O fato de seu pai não ser crente, não impedia a ele de ser um discípulo de Cristo.
3. Tinha bom testemunho dos irmãos da igreja de sua cidades da cidade vizinha, Iconio. Sua fidelidade a Deus se espalhava. 
4. Era uma pessoa com grande potencial. Era visível a um "caçador" de talentos como Paulo que valeria a pena investir nele.
5. Era submisso. Imagina que ele se submeteu a ser circuncidado somente para não causar escândalo aos irmãos judeus daquela região. Não tinha problema em obedecer, mesmo que isto tivesse que doer na carne.

Prática:  Me encoraja muito que Timóteo já tivesse tantas qualidades em sendo um novo converso e que tivesse em sua casa pais que não eram da mesma fé. Me motiva ver a visão de Paulo para investir neste jovem discípulo. Eu preciso ter "olhos" mais treinado para isto. No futebol tem a figura do olheiro. Aquele que observa potenciais craques quando ainda jogam nos campos de terra batida de seus bairros. Assim foram encontrados os grandes fenômenos do futebol brasileiro. Preciso ser olheiro. Preciso treinar mais minha visão nesta direção. Preciso discernir os sinais evidentes em um discípulo que se tornara filho e um grande e especial Lider.

Oração: Senhor, abra os meus olhos para que veja as qualidades em discípulos que o Senhor tem para fazer a grande colheita. Preciso ser treinado nesta habilidade. Ajuda-me, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário