terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Resgate do Soldado Ferido - Atos 11 - Pr Marinho Soares


Texto: Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. Atos 11:25-26

Obs. Uma das figuras mais especiais que encontramos na vida cristã é a do resgatador. É o pastor que busca a centésima ovelha. O pai que abraça o filho perdido. Boaz no resgate de Rute. Jesus sendo entregue para nos salvar e nos levar de volta ao Pai. Mas, um resgate que me toca muito é aquele feito através de líderes que buscam outros líderes quando estão perdidos ou na obscuridade. Barnabé é um resgatador exemplar. Ele busca a Saulo depois de +- 13 anos de sua conversão e mais de 10 anos sem ouvir falar de sua pessoa na literatura de Atos. Saulo/Paulo estava "refugiado" em sua cidade Natal - Tarso - mais Barnabé lembra-se dele e na primeira oportunidade que tem vai atras dele e o resgata para um ministério frutífero e impactante. Possivelmente Paulo estava ferido e desacreditado. Quantas pessoas/líderes estão esperando pelo nosso resgate? Quantas estão na obscuridade por falta de uma oportunidade?

Prática: vejo que fui resgatado algumas vezes. Na mais importante delas, Deus enviou um pastor, Eduardo, para se entregar por minha vida. Para me resgatar num momento critico. Num momento decisivo. Ele veio de SP e ficou dois anos em Cuiabá (1993 e 1994), seu objetivo maior era me auxiliar em meio ás minhas muitas duvidas, me levar á clareza do chamado, á confiança perdida em mim mesmo e finalmente, ao casamento e ordenação pastoral. Como sou grato a este resgatador. Como sou feliz hoje e devo muito a essa pessoa. Como estou vivendo isto em minha vida e resgatador? Penso que já fiz mais do que tenho feito. Tenho uma lista de pessoas para resgatar - desde pastores, lideres e ovelhas perdidas. Preciso me levantar e ir em direção a Tarso.

Oração: Senhor graças lhe dou por ter sido resgatado. Primeiro pelo Senhor e depois pelas pessoas que investiram e não desistiram de mim. Elas foram verdadeiros barnabés, discipuladores preciosos para minha vida. Que eu consiga fazer o mesmo, em nome de Jesus. Amém.

2 comentários: