quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Duas Dificuldades com a Eleição do Diáconos - Át. 6 - Pr. Marinho Soares

Atos 6:3 - Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. Atos 6:4 - Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 

Obs. Sempre fui muito apaixonado com a maneira que os apóstolos conduziram a solução para o problema das viuvas gregas que eram preteridas na distribuição de alimentos. Mais, ultimamente tem vindo ao meu coração algumas inquietações, desde que tive confrontos sérios com o fato desta função cristalizar-se dentro da igreja como um cargo. Vejamos pelo duas dificuldades. A primeira é que a multidão escolheu sete pessoas. Bem, ao escolher estas sete pessoas para este oficio, houve uma exclusão das demais que faziam parte da multidão e que podiam também auxiliar na tarefa. Dava-se inicio a uma classe de pessoas com cargos e outras sem cargo. Um problema. Outro desafio era os apóstolos se dedicarem a oração e a Palavra. Criou-se o clericalismo. Homens da oração e da Palavra são os lideres separados para isto. À época os apóstolos. Hoje pastores e mestres. Veja só, isto criou uma nova fratura na igreja. O membro comum da igreja não tem isto como parte de sua vida. Ele não se dedica a oração e palavra, dizendo que isto é somente para pastores.

Prática: Bem, tenho lutado contra isto em minha vida antes de ser um líder/pastor. Não somente servindo em todas as possibilidades da igreja, bem como buscando ser uma pessoa que tem realidade espiritual evidente, devido a ter uma vida dedicada a oração e palavra. O meu segundo desafio é levar os membros da igreja a esta mesma prática. Serem pessoas que servem por encargo onde for necessário e que sejam TODOS pessoas da oração e da Palavra, mantendo devocionais diários em suas vidas. 

Oração: Senhor nos ajuda a acertar. Vejo que práticas interessantes e extremamente importantes para determinados momentos da vida da igreja, criam teologias e tradições que acabam minando a saúde da igreja. Me ajude a trata-las da forma como o Senhor os trataria, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário