sábado, 29 de dezembro de 2012

Grávido - João 16 - Marinho Soares, Pr


Texto: João 16:20-22
Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. 21 A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem. 22 Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.

Obs. Jesus compara o processo da vida cristã ao de uma mulher que espera seu filho. Ela sofre todo o desconforto da mudança de peso, hormonal, humor e limitações advindas da gravidez. Ela também não sabia o que estava sendo gerado: se menino ou menina. É um tempo de espera, de sujeição a um processo que lhe é estranho. Quantas vezes Deus está gerando em nós algo novo, diferente e até estranho, e ficamos desesperados, tristes, abatidos e confusos? Assim estavam os discípulos, ainda que Jesus os avisasse do processo: eu serei morto, me ausentarei de vocês por um tempo, enviarei o Consolador que vos guiará a toda a verdade. Mas mesmo assim foram tomados de tristeza, choro e lamento.  Alguns por não saberem disto, ou ainda por não aceitarem o que Deus está gerando acabam cometendo aborto espiritual, sofrendo todas as consequências deste processo.. O que Deus está gerando em nós?

Prática: Em mim Deus está trabalhando todo o tempo. Este ciclo de gerar/gestar ocorre o tempo todo. Minha vida é uma mistura de tristeza x alegria, lamento e choro x sorriso e gratidão. Sou assim, pois aprendi com Jesus que filhos para serem gerados causam dores, principalmente na hora do nascimento. Contudo, a alegria da geração de um ser totalmente novo, suplanta toda a tristeza e dor. Tem sido assim comigo: o que sou hoje foi gerado em Deus, com dores e tristezas. Como meu coração vê este fruto?  Com alegria e gozo. A vossa tristeza se converterá em alegria e a vossa alegria ninguém poderá tirar!

Oração: Senhor muito obrigado por deixar claro para mim, nos momentos mais difíceis de minha vida e ministério, que o Senhor estava gerando algo bom, novo e especial para minha vida. Te louvo e adoro, pois o fruto do Teu penoso trabalho tem gerado vida em mim. Me ajuda a continuar crescendo e me engravidando de todos os filhos que ainda tens para mim. Estou pronto a receber todo dom e dádiva do Senhor, em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário