quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pressa X Urgência! - João 7 - Marinho Soares, Pr


Texto: 4 Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre- se ao mundo”. 5 Pois nem os seus irmãos criam nele. 6 Então Jesus lhes disse: “Para mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo. 10 Contudo, depois que os seus irmãos subiram para a festa, ele também subiu, não abertamente, mas em segredo.João 7:4-6; 10

Obs. Tenho ouvido, nos últimos dias, muitas pessoas falando e escrevendo sobre a pressa, combatendo-a e chamando-a de filha do diabo, causadora de estresse, etc. Creio que esta afirmação é, em parte, verdadeira. Realmente não devemos viver em correria - palavra que nasce do indivíduo que fica durante noite e dia, correndo de um lado para outro nas celas dos presídios, fazendo trocas e serviços aos presos de alas diferentes. Contudo, existe outra palavra que entendo ser melhor entendida e aplicada ás nossas vidas: URGÊNCIA!
Urgência nos fala de necessidades que precisam ser supridas ou a morte se avizinha.

Exemplo de urgência vemos nos prontos socorros e hospitais. Há situações em que se não forem atendidas com urgência o paciente morre rapidamente. Caminhando nesta direção, vejo que o evangelho de Cristo e sua obra devem ser levados com urgência. Pois, milhares de pessoas estão morrendo todos os dias. Milhares estão selando suas vidas para o inferno.

Então não devemos ficar estáticos, parados e vendo a banda passar. Fiquei pensando que um dos sinais de quem tem urgência, como Jesus, é uma pessoa focada e decidida a honrar a Deus com sua vida, tempo e dedicação. Vemos isso em João 4:35, "Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita." Às vezes o que tem acontecido é que fazemos muita coisa na igreja, mas o principal deixamos de fazer. Há aproximadamente seis anos atrás fiz um levantamento das atividades que fazíamos na igreja e descobri que 90% em média eram coisas para a manutenção da igreja. 10% de nossas atividades visavam o foco do que escrevi ontem no devocional diário: 29 Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”. 40 Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. João 6:29; 40

A ausência de foco tem levado as igrejas a um ativismo desenfreado, "atirando" para todos os lados, fazendo um "monte" de coisas, entrando numa correria e sem atingir os objetivos do Reino de Deus. Convido você a refletir: sua vida e ministério estão cumprindo o propósito do Reino de Deus? Estão cumprindo a vontade do Pai? Relembrando: "a vontade do Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna." E reafirma em João 4:34 - Jesus disse: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

Prática: Sei, que mesmo trabalhando na urgência, algumas coisas precisam de pressa. Um dos ambientes mais estressantes que existe, é a urgência dos hospitais. Então preciso me concentrar em fazer a vontade do meu Pai. Preciso focar em levar as pessoas a olharem para Jesus, crerem Nele e alcançarem a vida eterna. Esta é minha razão de ser e do meu ministério. É disto que me alimento todos os dias. Esta é a minha comida.

Oração: Obrigado Senhor por estar conseguindo fazer a Tua vontade. Há dias que estou cansado, não é pela pressa, mas sim pela urgência. Cansado, mas feliz em estar cumprindo os Teus propósitos para minha vida e igreja. Que o Senhor continue a me sustentar em cumprir Sua vontade, em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário