domingo, 23 de dezembro de 2012

Um Ladrão na Equipe de Jesus - João 12 - Pr Marinho Soares


Texto: João 12:6
"Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado."

Obs. É difícil acreditar que um dos discípulos de Jesus fosse ladrão. Mas o texto acima deixa isto muito claro. Fico pensando, como Jesus permitia que uma pessoa de um caráter deste tipo caminhasse ao seu lado? Isto não era escandaloso? O que os outros poderiam dizer? Hoje, uma das coisas que mais me preocupo é com a qualificação daqueles que andam comigo, seja na equipe pastoral, Mapi ou liderança geral. Isto nasce da preocupação que tenho comigo mesmo, de ser uma pessoa de caráter parecido ao de Cristo. Contudo, sabemos que Judas estava ali para cumprir um propósito: "Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei no nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura" (João 17:12). Minha pergunta é, será que ainda teremos pessoas parecidas a Judas em nossas equipes para cumprirem um propósito? Ainda que saibamos que todos os Judas sofreram as consequências de suas ações!

Aplicação: Já tive problemas de caráter com inúmeras pessoas das equipes que trabalhei. Muitas delas serviram para me burilar, moldar e foram instrumentos de Deus para desenvolver humildade, submissão e consagração. Outras me causaram um sofrimento quase que desnecessário, me levando a decepção/frustração, me desanimando de investir em outras pessoas de bom caráter. Preciso discernimento, sabedoria para saber se Deus quer em minhas equipes alguém "para que se cumpra a Escritura" ou se estou sendo negligente no padrão e na formação da mesma. Uma convicção tenho: não quero ser Judas, sei do fim dele e do julgamento que teve. 

Oração: Pai, me sinto um tanto aliviado nesta manhã por alguns erros que cometi levantando pessoas não tão maduras, saradas e preparadas nas equipes ministeriais que tenho desenvolvido ao longo dos anos de ministério. Sei que ainda irei errar mesmo com a experiência acumulada. Me sinto em paz em saber que o Senhor deu espaço para o Teu Filho ter entre seus discípulos um Judas. Peço-te me dê sempre o discernimento necessário para saber quem está ali como uma permissão Tua ou um enviado de satanás que precisa ser expulso. Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário