quinta-feira, 4 de outubro de 2012

1 Sm 1 - Julgar pelo que vê, e pelo que pensa, a causa de muitos equívocos – David San Martín

1 Samuel 1:13-14 - Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada e lhe disse: "Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho!”.

Quero destacar aqui, essa fala insensata do sacerdote Eli. Uma atitude que ilustra a realidade de muitos hoje no corpo de Cristo. Julgar pela aparência, ou julgar pelas nossas concepções, pelo que pensamos e vemos. Pode nos levar a sério equívocos. Eli julgou Ana de estar bêbada pelo fato dela estar orando estranhamente (só mexia os lábios), mas na verdade ela estava desesperada por Deus, buscando o Seu Favor, angustiada. Eli “pensou” que ela estava embriagada e tomou suas próprias decisões. PAREMOS de Julgar. Pois isso só compete a Deus.

Que os meus olhos e o meu pensamento jamais venham levar-me a tomar conclusões precipitadas a respeito dos meus irmãos. E assim julga-los! Essa é a minha oração. Preciso olhar para a necessidade dos meus irmãos, ter o encargo de saber como está a vida deles para ampara-los, e não aponta-los. Jesus na Sua vida terrena, tendo o poder de condenar e julgar, preferiu amparar e amar.

Meu Pai Santo, quantas vezes sou tentado em olhar como Eli, julgar pelo que vejo! Deus guia os meus olhos e o meu coração, para que esteja sempre disposto a servir os meus irmãos, e não aponta-los e condena-los, pois Jesus não me tratou assim. Em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário