terça-feira, 23 de outubro de 2012

Consulta - 1 Sm 23 - Marinho Soares, Pr


Texto: 1 Samuel 23:2-4
"ele perguntou ao Senhor: “Devo atacar esses filisteus?”
O Senhor lhe respondeu: “Vá, ataque os filisteus e liberte Queila”.4 Davi consultou o Senhor novamente. “Levante- se”, disse o Senhor, “vá à cidade de Queila, pois estou entregando os filisteus em suas mãos.”

Obs. Consultar ao Senhor era algo bastante comum para aqueles que temiam a Deus. Davi não era diferente, ele consultava a Deus. Consultar é parecido ao que fazemos quando vamos ao médico, expomos nossas dificuldades  e ouvimos o seu conselho. Nós vamos dispostos a ouvir e fazer o que ele mandar. Hoje, com a pratica do individualismo, poucas pessoas ouvem conselhos. O máximo que encontramos são pessoas que comunicam, seja a Deus ou a outras pessoas. Comunicam suas decisões. Algumas até mesmo já dizem ao médico o que ele deve fazer. Com Deus estamos fazendo a mesma coisa. Estamos propondo a Ele o que pode ou deve fazer por nós. Já ouço pessoas decretando a Deus o que Ele tem que fazer. Colocando Deus na parede. Precisamos de humildade e quebrantamento para submetermos a Ele. Com nosso líderes ancoras está pior ainda. Quando comunicamos a eles algo já achamos que fizemos o máximo. Temos que melhorar muito!

Prática:
Luto duramente com minha capacidade própria. Minha natureza independente. Minha auto-capacidade. O Senhor tem tido misericórdia de mim, me disciplinando de diversas formas para que eu me dobrasse e me submetesse a Ele. Foram disciplinas como poliomielite aos 15 anos, exclusão do Seminario aos 21, falência da empresa aos 26 e tantas outras. Todas estas circunstancias me "quebraram". Hoje, graças a Deus, consigo viver em consulta a Ele. Ainda que tenha capacidade de fazer sozinho, consulto a Deus. 
Como Davi, vou hoje mais uma vez consultar ao Senhor como posso continuar na guerra.

Oração:
Senhor, médico dos médicos, rei dos reis e senhor dos senhores, mais uma vez me coloco em submissão a Ti. Me ajudes a manter meus pensamentos e ações completamente submissos a Ti, em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário