terça-feira, 16 de outubro de 2012

Síndrome Messiânica do Líder - 1 Sm 8 - Marinho Soares


Texto: Quando, porém, disseram: "Dá-nos um rei para que nos lidere", isto desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor. E o Senhor lhe respondeu: "Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei. 1 Samuel 8:6-7

Obs. Samuel foi exemplo de homem de Deus. Seus filhos não o seguiram. Que luta os homens de Deus enfrentam! Conheço muitos irrepreensíveis homens e mulheres de Deus sofrendo com a rebeldia e afastamento de seus filhos. Uma possibilidade desse afastamento dos filhos seja provocado pelo ativismo do líder? Ou outras causas?
Parece que a possibilidade de Israel ser liderado pelos filhos de Samuel desencadeou o desejo de terem um rei sobre eles. Eles temiam que alguma coisa grave pudesse acontecer se houvesse esta transferência de poder. Samuel fica magoado com este fato. Imagino que na sua mente ele havia preparado seus filhos para governar sobre Israel. Ele era o lider. ele queria conduzir a transição. Reclama! Deus responde: não foi a vc Samuel que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei. O Senhor é sempre o Rei!

Prática: Luto muitas vezes com esta síndrome. Nos primeiros anos de ministério fiquei por volta de cinco anos sem tirar férias. Não confiava em ninguém. Minhas desculpas era que tinha somente pessoas imaturas na igreja. Veja só como me enganei. Quando tirei as primeiras férias meus lideres agradeceram, pois não me suportavam mais. Hoje me esforço para descansar totalmente em Deus. Procuro com grande esforço dia a dia viver sem ansiedade, descansando e firmando meu coração em Deus.

Oração: passa de mim Senhor qualquer vontade de tomar o Teu lugar em Tua obra. Todo e qualquer desejo de ser imprescindível, relevante e necessário - complexo messiânico, sejam tirados de minha vida, em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário