quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MINHAS “DOCES” DESCULPAS - Lc 14 - Pr Gedimar de Araújo


TEXTO: Lucas 14.15-24 - NVI
15 Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: "Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus". 16 Jesus respondeu: "Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17 Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: 'Venham, pois tudo já está pronto'. 18 "Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: 'Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me'. 19 "Outro disse: 'Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me'. 20 "Ainda outro disse: 'Acabo de me casar, por isso não posso ir'. 21 "O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: 'Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos'. 22 "Disse o servo: 'O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar'. 23 "Então o senhor disse ao servo: 'Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia. 24 Eu lhes digo: Nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete' "

OBSERVAÇÃO:
Cada momento devocional é um convite de Deus para eu participar de um banquete do Reino, que Ele tem preparado para mim. Mas, como na parábola, ainda hoje, arranjamos nossas desculpas, algumas delas até sendo coisas realmente importantes, mas não mais importante do que o convite recebido. As desculpas servem apenas para esconder uma verdade que não queremos enfrentar – Eu não quero ir ao banquete do Rei. Qualquer outra coisa se torna mais importante quando não desejamos isto. O contrário é que deveria ser verdade, nenhum coisa é mais importante por que desejamos muito estar sentado à mesa do banquete.


APLICAÇÃO:
Minhas doces desculpas geralmente tem haver com cansaço, excesso de tarefas, compromissos inadiáveis. Tudo isso acaba por me afastar do relacionamento mais vital da vida – O Relacionamento com Deus. Nada deveria ser mais importante do que isto, mas para ser honesto não é assim na prática. Preciso tomar medidas para proteger e aproveitar melhor meu tempo devocional, algumas delas sendo: Fazer isto num horário em que eu esteja com a mente livre, não deixar para um horário onde minha mente já está saturada; Fazer um bom tempo de meditação e não apenas ler o texto como obrigação; Procurar formas práticas de ver mudanças acontecerem em minha vida.

ORAÇÃO:
Pai, obrigado por me lembrar mais uma vez que cada tempo devocional é um baquete e por mais que eu tenha outras atividades, ajuda-me a priorizar este tempo contigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário