quarta-feira, 20 de março de 2013

A gravidade da "desunidade"! - David San Martín


18/03/2013
  
Texto: Números 32:6; 7 - Porém Moisés disse aos filhos de  Gade e aos filhos de Rúben: Irão  vossos irmãos à peleja, e ficareis vós  aqui? (7) Por que, pois, descorajais o  coração dos filhos de Israel, para  que não passem à terra que o  SENHOR lhes tem dado?

Observação: As tribos de Gade e Ruben tinham como principal atividade econômica a criação de gados... E eles perceberam que a terra que estava antes do rio Jordão era uma terra propícia para exercer essa atividade. Então foram até Moisés para pedir a ele, para que desse a eles aquela terra. Moisés supôs que eles estavam pedindo aquela terra, para não terem que sair para guerra junto com as outras tribos (que teriam que conquistar as terras pertencentes a povos inimigos que ficavam além do Jordão)... Moisés ficou indignado, pois entendia que com essa atitude, os líderes das tribos de Gade e Ruben desencorajariam os demais Israelitas. E Moisés lembrou-os do que havia acontecido com a geração que havia sido desencorajada pelos dez espias... Todos pereceram no deserto... Pereceram por não serem íntegros totalmente para com o Senhor. Vemos em 2 Samuel a história de Davi, que deixou parte dos seus soldados sem ir a peleja pois estavam cansados. Mas nesse caso é diferente do caso que Moisés citou, é não ir a batalha por indisposição, e 

Prática: O pecado que Moisés alertou os líderes de Gade e de Ruben de não praticarem... Foi o pecado do desencorajar a congregação ou seus irmãos de guerrear. Fico vendo na igreja pessoas que menosprezam o princípio da UNIDADE DO CORPO. Pessoas que desprezam as campanhas de oração e jejum desprezam os cultos, os retiros de encontro, o evangelismo... Nunca estão juntas com as guerras e batalhas que o exército de Deus, a igreja enfrenta. Tais pessoas para Deus são vistas como desencorajadoras, desanimadoras, abatedoras de seus irmãos. E aí daqueles que abatem seus irmãos desencorajando-os para batalhas, quem faz isso, não é integro (a) para com Deus, e não tem parte nas promessas, nem nas vitórias do povo de Deus.

Quero a cada dia ser um guerreiro fiel a Deus e a seu exército, ser integro para com Deus me dedicando completamente as batalhas do exército de Deus que é a igreja.

Oração: Pai livra-me de ser um desencorajador. Livra-me de ser alguém que não se importa com as batalhas dos seus irmãos e dá igreja. Faz de mim alguém que caminha em unidade para a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário