quinta-feira, 14 de março de 2013

Deus é Soberano em tudo que faz. E ponto! - Alessandra Leite

Texto: Números 23:5;12 - 5 Então o senhor pôs uma palavra na boca de Balaão, e disse: Volta para Balaque, e assim falarás. 12 E ele respondeu: Porventura não terei cuidado de falar o que o Senhor me puser na boca?
Números 24: 2;13 -  2 E, levantando Balaão os olhos, viu a Israel que se achava acampado segundo as suas tribos; e veio sobre ele o Espírito de Deus. 13 Ainda que Balaque me quisesse dar a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia ir além da ordem do Senhor, para fazer, de mim mesmo, o bem ou o mal; o que o Senhor falar, isso falarei eu.

Observação: Algo bastante curioso acontece nessas passagens, mas também, muito esclarecedor. Muitos de nós acabamos, por vezes, desacreditando que Deus pode usar determinadas pessoas, sejam elas, cristãos ou não, para proferir Suas palavras e orientações. Balaão era um adivinho que foi chamado pelo rei Balaque para amaldiçoar o povo de Deus. No entanto, ele acaba sendo usado por Deus que “põe palavras em sua boca” para abençoar Israel (v.5). O próprio Balaão reconhece o poder e soberania de Deus, quando no v.12 teme ao Senhor reconhecendo que seu papel ali era o de simplesmente reproduzir aquilo que Deus colocara em sua boca. É interessante observar que no capítulo 24, momento em que Balaão abençoa Israel pela terceira vez, ele se convence da vontade de Deus e, dispensando a magia, passa a ter uma experiência mais profunda, profetizando pelo poder do Espírito de Deus (v.1-2). Mesmo sendo ímpio, Deus soberanamente o usa convertendo o mal em bem, convertendo maldição em bênção.

Prática: Nós cristãos, não podemos perder de vista essa soberania de Deus. Nada e nem ninguém pode ir contra os desígnios do Senhor. Vemos neste trecho que até um ímpio reconheceu tal poder, então, por que nós cristãos, que temos provas, que presenciamos em nossas vidas Deus fazendo o impossível, acabamos desacreditando que o Senhor usa quem Ele quiser? Ninguém é capaz de fazer com que Deus não cumpra Suas promessas, como está escrito em 23:19: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?”

Oração: Senhor meu Deus, meu querido Pai! Perdoa-me, se por vezes desacreditei que era o Senhor falando através da boca de um ímpio ou de algum falso profeta. Conceda-me, ó Pai, o discernimento necessário para que eu tenha esse entendimento de quando é o Senhor que está falando e quando não é. Não é fácil para nós pecadores discernirmos quando é Satanás tentando nos ludibriar, ou quando é o Senhor nos alertando, cuidando de nós. Mas doutrine o meu coração a ouvir a Sua voz, afinal, meu coração bate somente por Ti. Te louvarei para todo o sempre. Em nome de Jesus. Amém. Seu Nome Alessandra Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário