segunda-feira, 4 de março de 2013

Pastor Ferido! Marinho Soares, Pr.

Texto: Marcos 14:27
Disse- lhes Jesus:“Vocês todos me abandonarão. Pois está escrito: “ ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas serão dispersas’. Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia”.

Obs. Sou pastor pela graça e bondade de Deus. Entendo de feridas pastorais nestes mais se dezoito anos de ministério ordenado. Entendo a preocupação de Jesus quando chega o momento de sua morte. Ele sabe que quase tudo o que estivera implantando até àquele momento, poderia se perder com sua saída de cena através da traição e morte. Seu grande temor é que os discípulos lhe abandonariam. Ainda que eles "jurassem" os abandonou. Vejo hoje o mesmo acontecendo. Tenho vários amigos e colegas pastores abandonando o ministério por estarem feridos. Uma das maiores feridas que carregam é da traição, seja se outros pastores, ou do próprio rebanho. Os que levam o ministério de formam séria, como Jesus, sofrem muito. Alguns levam o ministerio de uma forma quase cínica, estes sofrem bem menos. Jesus estava sofrendo. Seu coração de pastor estava partido. Clamava naqueles dias: Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes vos quis ajuntar como a galinha ajunta seus pintinhos, mas vocês rejeitaram, não quiseram. O coração de Jesus estava partido.

Prática: Já fui ferido inúmeras vezes em meu ministério e continuo sendo ferido. Traições, ingratidões, mentiras, decepções, frustrações, etc. etc. São tantos os embates. São tantos os motivos. Ovelhas já foram dispersas por causa da minha dor. Hoje tenho aprendido que preciso tratar meu coração e minha dor. Que preciso morrer e ressuscitar. Me levantar e seguir adiante dos discípulos para um lugar de encontro: a Galiléia. Com Jesus foi assim. Ele não ficou revirando na sua dor indefinidamente. Ele sofreu muito, morreu e depois de três dias ressuscitou. É assim que tenho procurado viver: sofro, morro e ressuscito para um novo dia. Em Cristo, por Cristo e para Cristo.

Oração: Senhor, sei que é bem mais complexo esta área de feridas em nossos corações pastorais. Hoje, peço não somente por mim, mas por todos os pastores, mesmo aqueles que se deixaram magoar profundamente, que ainda não morreram para si mesmos e consequentemente não ressuscitaram para o novo dia, nos ajude com sua infinita graça a encontrarmos a cura, em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário