quinta-feira, 17 de maio de 2012

Coração de pedra ou coração de carne - Mt 13 - Pr. Gedimar Araújo

TEXTO: Mateus 13.15-16 e Ez 36.26 - NTLH
15 Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria'. 16 Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem.

 “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”.

OBSERVAÇÃO:
“O pior cego é aquele que não quer ver”. Este ditado encaixa-se perfeitamente nesta passagem. Jesus estava falando de coisas espirituais, mas seus ouvintes não conseguiam entender – A causa – um coração insensível. O coração controla os olhos e os ouvidos. Quando o coração está fechado, o homem se fecha (em todos os sentidos e com todos os sentidos) para as realidades espirituais. Podem até ver, mas não acreditam. Podem até ouvir, mas não aceitam. Triste decisão, pois com isso não podem ser curados ou transformados por Aquele que fala.  

APLICAÇÃO:
Às vezes achamos que isto se aplica somente às pessoas não crentes. Embora esta posas ser a aplicação primária, não é a única. Certamente há coisas que Deus gostaria de fazer em minha vida, mas que por causa da dureza e insensibilidade do meu coração eu não permito. Com isso fico paralisado, imaturo e desqualificado para ser usado por Ele. Mas, Jesus diz que existem olhos que veem e ouvidos que ainda ouvem. Eu quero ser um destes! Rejeito toda dureza de coração e colocarei meu coração permanentemente na presença do Espírito Santo para que Ele o amoleça e o torne sensível.

ORAÇÃO:
Pai, tira meu coração de pedra e dá-me um coração de carne para que eu me torne capaz de ver e ouvir tudo aquilo que Tu estás fazendo em mim e através de mim. Por isso sonda meu coração, vê o que em mim não te agrada, guia-me segundo o Teu querer.

Pr. Gedimar de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário