sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Erro de preferir as tradições humanas - Mt 15 - Pr. Gedimar Araújo


TEXTO: Mateus 15.2,3 e 6b
2 Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer! 3 Respondeu Jesus: E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês? 6 ... Assim, por causa da sua tradição, vocês anulam a palavra de Deus.

OBSERVAÇÃO:
O que é mais importante? A Palavra de Deus ou nossas tradições? Creio que esta é uma disputa milenar. É muito comum ver pessoas argumentando, da mesma forma que os fariseus, mais ou menos assim: 1) “Mas isto é uma tradição em nossas família”; 2) “Mas eu sempre agi assim a minha vida toda”; 3) "Mas esta é a praxe do mercado"; 4) “Mas todo mundo faz isso”; 5) “Aqui em nossa igreja as coisas são desse jeito”. E muitas outras falas que demonstram o fato de que as tradições e formas de fazer as coisas vão se arraigando em nossas vidas. Isso por si só não é necessariamente um problema. O problema está no fato de que muitas vezes essas tradições podem tomar força de lei e serem mais importantes que a Palavra de Deus. Jesus chega a afirmar no final do verso 6 que “por causa da tradição, vocês anulam a Palavra de Deus”. É preciso cuidado para não dar maior valor às tradições do que à Palavra de Deus. Viver segundo os padrões deste mundo, muitas vezes implica em viver fora dos padrões de Deus.

APLICAÇÃO:
Certa vez Jesus disse aos escribas e fariseus: “Guias Cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo” (Mt 23.24). Isto me alerta para o fato de eu poder ficar preso ao meu jeito de fazer ou ver as coisas, as tradições que eu criei, ao invés de me prender aos mandamentos do Senhor. Preciso, especialmente em minha casa, fazer com que meus filhos saibam discernir entre o que é verdade eterna e o que é um padrão familiar, e ensiná-los a sempre optar por ficar com a verdade eterna. Eu preciso me apegar aos princípios da Palavra e não ficar apegado à simples tradições impostas por homens e pela sociedade.

ORAÇÃO:
Jesus, ensina-me a ter um coração como o Teu, totalmente apegado às coisas do Pai, completamente obediente à vontade do Pai. Livra-me de ser alguém que por causa da tradição venha a invalidar a Tua Palavra.

Pr. Gedimar de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário