quarta-feira, 16 de maio de 2012

Uma des-graça chamada legalismo - Mt 12.2 e 7 - Pr. Gedimar de Araújo

TEXTO: Mateus 12.2 e 7 - NTLH
“Quando alguns fariseus viram aquilo, disseram a Jesus: - Veja! Os seus discípulos estão fazendo uma coisa que nossa Lei proíbe fazer no sábado!... Se vocês soubessem o que as Escrituras Sagradas querem dizer quando afirmam: Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais, vocês não condenariam os que não têm culpa”.

OBSERVAÇÃO:
Você já reparou que sempre tem um legalista por perto toda vez que a graça entra em ação? Eles estão sempre espionando, sempre às espreitas, de olhos abertos e ouvidos atentos para “marcar falta” sempre que o amor de Deus age. Legalistas são roubadores de sonhos, ladrões da alegria e pedras de tropeço da bênção.

Jesus, no capítulo 12, tem um dia de enfrentamento com os religiosos legalistas. Na escola de formação de obreiros, Jesus está ensinando seus discípulos na prática a estarem alertas e vigilantes contra estes legalistas, que ao primeiro sinal da graça já estão a postos para se manifestar.

APLICAÇÃO:
A crítica dos legalistas muitas vezes me atinge! Até mesmo suas “caras de reprovação” me deixam mal. Sou alvejado em cheio por aqueles que só ficam apontando erros e falhas, procurando uma brecha na “lei”, que eles mesmos criaram para, para levantarem o dedo acusador. Quero ser como Jesus que não deixou de fazer nada que tinha que fazer por causa da “cara feia” dos fariseus. Sou livre em Cristo para fazer aquilo que agrada a Deus e não aos homens. Esses legalistas precisam aprender que: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais...” (v.7). Só assim essas pessoas não condenariam os que não têm culpa.

ORAÇÃO:
Senhor, quero ser um portador da graça. Quero espalhar graça por onde eu for. Livra-me de me tornar um religioso legalista que faz da religião uma des-graça, e torna-me como Jesus, um homem manso e humilde de coração.

Gedimar de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário