terça-feira, 22 de maio de 2012

A pirâmide invertida - Mt 20 - Pr. Gedimar de Araújo

TEXTO: Mateus 20.26-27
26 Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, 27 e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo;

OBSERVAÇÃO:
Todos nós conhecemos o conceito da pirâmide de liderança, onde quem está no topo tem mais poder e comando. Jesus está contrariando esta mentalidade de liderança por posição. O contexto deste ensino de Jesus foi o pedido de uma mãe: “Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda” (v.21). Quem estiver sem pecado atire a primeira pedra nesta mãe zelosa!!

Isso deu ensejo para que Jesus ensinasse sobre o conceito de promoção no seu Reino e como funciona a cadeia de comando. Diferente do conceito humano que manda mais quem está no topo e que está no topo tem privilégios, Jesus inverte esta cadeia de comando, pois para Jesus está por cima quem está por baixo, e importante é aquele que não dá importância alguma a se sobressair. Será que conseguimos entender isto?

APLICAÇÃO:
Quem nunca desejou se sobressair e ocupar os melhores lugares? Quem nunca sonhou em ver seu nome no lugar de destaque? Quem nunca esperou ser reconhecido como o melhor? Sinto vergonha de mim mesmo. Sinto vergonha de tamanho orgulho. Quero ser servo, quero me humilhar e não ficar preocupado em ser importante ou relevante. Eu que detesto pessoas que se fazem relevantes, do tipo que diz: “Se não fosse por mim, isto não teria acontecido”, muitas vezes me descubro fazendo o mesmo. O orgulho é sutil, preciso estar atento a este pecado em meu coração. Quero destacar estas duas frases de Voltaire: “O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes em nunca falar de si” e “Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande”.

ORAÇÃO:
Jesus tenha misericórdia de mim, por tantas vezes desejar aparecer ou me tornar importante. Quebranta-me e humilha-me para que eu entenda que maior é o que serve. Dá-me um coração igual ao teu Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário