sábado, 19 de maio de 2012

Aprendendo a Quem Repreender. - Pv. 9 - Pr. Marinho Soares


Texto: "Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará". Pv.9-6-8

Obs. Repreender o insensato e escarnecedor parece não ser uma boa coisa. Ás vezes, por amor às vidas, acabamos cometendo este grave erro. Queremos ajudar as pessoas. Queremos mostrar o caminho certo, mas ela resiste. Na verdade o que acontece é o que o texto diz, recebemos afronta, ficamos manchados e poderemos ser odiados.  Que situação difícil. Precisamos escolher a quem vamos repreender. Não somos chamados a repreender a todos, mas sim aos sábios. Provérbios 9:9 - Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina.

Prática: preciso ser sábio. Preciso ser alguém que ouve e recebe repreensão como pessoa sabia, para que me torne mais sábio. Não posso ser insensato e escarnecedor. Não posso ser orgulhoso ou arrogante ao ponto de as pessoas que me amam e me querem bem, se afastem de mim, simplesmente por que desprezo a correção. O Senhor resiste ao soberbo e dá graças ao humilde. Também preciso aprender a quem investir meu conselho. A quem trazer repreensão. Vejo que ás vezes tenho me dado mal em repreender a pessoas que não querem receber. Que ainda tenho sido afrontado por assim fazer. Preciso discernimento e sabedoria para isto.

Oração: Senhor venha em meu auxilio para que eu possa ser alguém manso e humilde de coração e receba a correção do Senhor através de meus irmãos e tenha humildade para ser sábio. Oro também para que o Senhor me auxilie a quem repreender. A quem manifestar a correção que desejas para as pessoas. Clamo por isto Pai, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário