sexta-feira, 4 de maio de 2012

Povo Difícil - Líder Consagrado! Pr. Marinho Êx.32-34

Texto: “Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: 'Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito' ". 32:8; “Respondeu o SENHOR a Moisés: "Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.” 32:33 


Obs. Moisés é um dos líderes mais notáveis em toda a Bíblia. Homem bom, paciente e amoroso. Tem oportunidades maravilhosas no relacionamento com Deus, pois sendo convidado, aceita ser parceiro de Deus na dura empreitada de tirar a nação de Israel do Egito e leva-los em direção à terra prometida. Este povo, que a própria Palavra chama-os de obstinados. “Obstinado é aquele que se obstina, que não cede. Teimoso, cabeçudo, pertinaz.” A obstinação quando é para o bem, se torna uma arma poderosa, mas quando é para o mal, se torna em desgraça. Assim era Israel: Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei... O Senhor falava de manhã e já de tarde o povo estava fazendo o contrário. O Senhor ordenara para que não adorassem outros deuses e lá estavam com um bezerro de ouro. 


Prática: Como posso vencer a obstinação para o mal? Vejo esta luta dentro de mim a cada dia. Pois, como Moisés, fui chamado para ser parceiro de Deus nesta caminhada de levar um povo em direção à terra prometida – a Canaã celestial. O número de pessoas que o Senhor tem colocado para que eu auxilie nesta jornada é infinitamente menor do que o de Moisés. Mas a responsabilidade não é menor. É um povo que sofre dos mesmos males que os israelitas. Inconstantes, pecadores, facilmente influenciáveis, impacientes, idólatras e sem amor. Como poderei sem um bom líder? Tendo as mesmas características de Moisés. Perseverante, amoroso, intercessor, cheio da glória de Deus. Moisés, porém, suplicou ao SENHOR, o seu Deus, clamando: "Ó SENHOR, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão?” (32:11). “Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste" (32:32). Era um homem que buscava a glória do Senhor: “Então disse Moisés: "Peço-te que me mostres a tua glória" (33:18). Que recebe e vive do brilho desta glória – “Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o SENHOR. Quando Arão e todos os israelitas viram Moisés com o rosto resplandecente, tiveram medo de aproximar-se dele” (34:29-30). 


Oração: Senhor, sei que preciso crescer muito, principalmente no brilho da Tua glória. Moisés somente pôde liderar por que se encontrava com o Senhor no monte e na Tenda do Encontro. Preciso fazer esta caminhada de subir ao monte. Preciso ter o meu lugar de encontro para receber orientação e revelação. Preciso que a nuvem da Tua santa presença desça. Preciso que o meu rosto brilhe com o resplendor da Tua glória. Venha em meu auxílio. Tira de mim o coração obstinado e me faça um servo obediente e temente ao Senhor. Auxilia-me. Venha comigo senão não poderei caminhar com este povo em direção à terra prometida. Em nome de Teu amado e maravilhoso Filho Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário