terça-feira, 29 de maio de 2012

Isolamento - Pv. 18-19 - Pr. Marinho Soares


Texto: Provérbios 18:1 - Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez.

Obs. Uma das maiores conseqüências do pecado, senão a maior, foi o isolamento. A solidão é antestréia existe antes da queda do homem. Deus disse a Adão, não é bom que o homem esteja só e fez uma companheira para ele. Deus percebeu quanto é rum ser isolado. Deus mesmo subsiste na trindade - três em um. Solitário - aquele que se isola - (Strong) separar, dividir, ser dividido, ser separado, fazer uma divisão, fazer uma separação, tornar-se separado. Interessante que uma pessoa pode estar junto de outras e se isolar. Eu posso estar com minha família e ninguém saber o que penso e sou. Posso estar com meus colegas pastores e nunca me revelar a eles. Posso estar na igreja e ser alguém isolado do corpo. Me vem a mente a palavra isolante - aquilo que protege de interferências externas, seja temperatura, som, etc. Muitas vezes procuramos viver desta maneira - ISTO É EGOÍSMO! É rebelião. É separação e di-visão. Todo isolamento é contrario á sabedoria. Pois, na multidão de conselhos há sabedoria.

Prática: durante alguns anos do meu Ministerio, principalmente os primeiros, fui um pouco solitário. Era auto-suficiente e me isolava. Logo aprendi que deveria quebrar este isolamento, pois isto traria prejuízo a mim. Foi libertador entender que preciso compartilhar minha vida, Ministerio, coisas boas e ruins. Percebi quanto cresci por viver desta forma. Fui enriquecido e abençoado. Desde então, não somente procuro não me isolar, bem como auxiliar outras pessoas a saírem desta posição de separação. Deus é um construtor de pontes, eu também. Não sou chamado a construir muros, mas sim pontes.

Oração: Senhor, o mundo está cada vez mais isolado. O número de pessoas que moram sozinhas tem aumentado dia a dia. Isto mostra o caminho do egoísmo/isolamento. Ajuda-me a ir contra esta maré. A resistir firme nos relacionamentos, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário