quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Escravidão da Ansiedade - Pv. 12-13


Texto: Provérbios 12:25 - A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. Provérbios 13:12 - A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida.

Obs. Ansiedade e esperança adiada.  Boa palavra e desejo atendido. Homem abatido e coração desfalecido. Alegria e arvore da vida. A ansiedade é um dos grandes males que acompanha a humanidade desde a queda do homem. A primeira ansiedade do homem foi a espera do encontro com Deus no dia seguinte à queda. Vamos nos esconder! O que Deus fará conosco? Imagino que estas horas representaram dias. E assim tem sido até hoje. Continuamos a nos ansiar (temer, estar preocupado, estar com medo, ter pavor - Strong). Penso que 90% das coisas com que nos pré-ocupamos não acontecem. A ansiedade é uma doença da alma que precisa de cura. Ela nasce da preocupação com o dinheiro (servos de mamom), com o futuro (segurança - servos de mamom), com insucesso e outras limitações que temos na vida. Mamom é o deus da riqueza. E boa parte de nossa ansiedade vem de serví-lo e não a Deus. É a única vez na Bíblia que Jesus fala de dois senhores - Deus e mamom-riquezas (Mt.6:24) Senhorio fala de domínio, controle e serviço. Ser servo de mamom significa que ele domina, controla e manda. Agora mamom é um senhor perverso. O prazer dele é manter todo o mundo inseguro, infeliz e ansioso. Isto deixa o homem abatido e com o coração desfalecido.

Prática: Meu Senhor é Deus - Jeová. Ele é o Deus da esperança. Ele tem promessas - boas palavras para mim todos os dias. Logo pela manhã alimento minha alma com estas promessas de vida eterna. Isto me traz alegria e vida. Eu rejeito a ansiedade. Eu rejeito ser servo de mamom. Eu sou servo do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. O Deus bom e amoroso, que deseja me ter cheio de alegria e vida.

Oração: Para onde iremos nós se só o Senhor tem as Palavras da vida eterna? Que sabedoria a dos discípulos que andaram contigo Jesus. Peço que me dê esta mesma graça de andar confiado nas tuas boas palavras e com os desejos atendidos. Livra-me da ansiedade. Ensina-me a lançar sobre o Senhor toda e qualquer ansiedade em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário