quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Jetro, Exemplo de Mentor! - Pr Marinho Soares


Texto: Êxodo 18:10-12
Disse ele:“Bendito seja o Senhor que libertou vocês das mãos dos egípcios e do faraó; que livrou o povo das mãos dos egípcios! Agora sei que o Senhor é maior do que todos os outros deuses, pois ele os superou exatamente naquilo de que se vangloriavam”. Então Jetro, sogro de Moisés, ofereceu um holocausto e sacrifícios a Deus, e Arão veio com todas as autoridades de Israel para comerem com o sogro de Moisés na presença de Deus.

Obs. Observando a vida de Jetro neste capitulo, vejo algumas qualidades de um bom mentor presentes em sua vida.
1. Era um homem de familia. Recebeu sua filha e netos em casa, cuida deles, depois os traz de volta a Moisés. “Eu, seu sogro Jetro, estou indo encontrá- lo, e comigo vão sua mulher e seus dois filhos”. V.06
2. Bom relacionamento com o genro. Havia respeito, honra, admiração e cuidado de Moisés para com ele. V.7 Então Moisés saiu ao encontro do sogro, curvou- se e beijou- o; trocaram saudações e depois entraram na tenda.
3. Homem confiável que Moisés contou-lhe tudo o que havia acontecido. V.8 Moisés contou ao sogro tudo quanto o Senhor tinha feito ao faraó e aos egípcios por amor a Israel.
4. Adorador, sensível e grato a Deus. V.9 Então Jetro, sogro de Moisés, ofereceu um holocausto e sacrifícios a Deus,
5. Respeitado pelas autoridades. V.10 Arão veio com todas as autoridades de Israel para comerem com o sogro de Moisés na presença de Deus.
6. Observador perspicaz. Quando o seu sogro viu tudo o que ele estava fazendo pelo povo. V.14
7. Conselheiro capaz. V.19 Agora, ouça- me! Eu lhe darei um conselho, e que Deus esteja com você! Seja você o representante do povo diante de Deus e leve a Deus as suas questões.

Prática: Vendo todas estas qualidades, fiz uma avaliação de mim mesmo para cada uma delas e escolhi a #4 para aprofundar e viver com mais intensidade nestes próximos dias. 
Preciso: 
1. separar uma a duas horas antes de cada evento da agenda, cada encontro pessoal de mentoria, para ouvir a Deus e falar dirigido por Ele.
2. Buscar convicção divina naquilo que estou fazendo ou irei falar. Ou seja, ter um ou mais textos bíblicos que me dêem base do que desejo fazer ou falar.
3. Continuar firme em meus devocionais diários para falar a qualquer tempo movido por Deus e por Sua Palavra.

Oração: Senhor, hoje foi um dia todo especial de refletir sobre liderança. Mentoria e auto-liderança são coisas que desejo aprender e me dedicar mais. Preciso sempre de Sua graça e conselho, em nome de Jesus, Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário