sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

"El-Rói : o Deus Que Me Vê" - Pra. Mira Soares


Texto: (Gênesis 16:13,14) "Este foi o nome que ela deu ao Senhor que lhe havia falado: “Tu és o Deus que me vê”, pois dissera: “Teria eu visto Aquele que me vê?”  Por isso o poço, que fica entre Cades e Berede, foi chamado Beer- Laai- Roi." 

Observação :  Hagar, serva de Sarai, após ser humilhada por sua senhora, foge. Quando ela está no deserto, próximo de uma fonte chorando, Deus envia seu anjo para lhe dizer que o filho do qual ela está grávida, se chamaria Ismael e lhe daria uma grande descendência. Hagar fica tão maravilhada com a presença de Deus, que dá o nome ao poço de: "poço d'Aquele que vive e me vê". Neste texto Deus pela primeira vez na Bíblia é chamado de "El- Rói, o Deus que vê". Então ela retorna para a casa de Sarai para a ela se submeter e humilhar.

Prática: Hagar ficou surpresa de que Deus a estivesse vendo e se importasse com ela, uma simples serva. O Deus que se revelou a Hagar, é o meu Deus: o El- Rói . O Deus que vê toda a minha vida, me conhece como ninguém, me chama pelo nome e se preocupa comigo. Ele vê minhas aflições, minhas necessidades, meus pensamentos, e já tem de antemão planos perfeitos para mim.
Como posso estar preocupada ou angustiada com qualquer coisa ou situação? Preciso unicamente me lembrar que tenho El- Rói comigo, e Ele é o Todo-Poderoso, o Deus do impossível, e com Ele eu nada preciso temer...Mas, Ele vê e conhece também as intenções do meu coração; quando me deito, me levanto, e se estou vivendo no prumo da Sua Palavra. Ás vezes como fez com Hagar, Deus precisa me mandar de volta para resolver algo do qual eu queria fugir; ordena que eu me humilhe a alguém, a fim de que eu possa então receber Sua benção. Como esse Deus é lindo!

Oração :  Meu Pai celeste, estou em Tuas mãos e nelas me sinto completamente segura. É maravilhoso saber que tenho um Deus que tudo vê, e seus olhos estão postos em mim. Mas, para receber o Teu favor, preciso estar com o espírito quebrantado e humilhado, vivendo em obediência: só assim, poderei conhecer os Teus planos para mim.. Me ajude a ser a filha que o Senhor quer que eu seja, me tornando a cada dia mais parecida com Teu Filho Jesus, meu Salvador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário